Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Road Show Cidades Sustentáveis

Na sequência do Green Festival 2008, a Ecochoice tem desenvolvido uma parceria com o Grupo GCI para a realização de novos eventos que possam divulgar a sustentabilidade junto do público em geral. Deste modo, a Eco choice associou-se ao projecto Road Show Cidades Sustentáveis, promovido pelo Grupo GCI e que será desenvolvido nos municípios portugueses.

A Ecochoice dará o seu contributo apoiando a organização no planeamento e apoio à gestão do projecto através do desenvolvimento de acções e actividades no âmbito da sustentabilidade urbana e de um processo de auditoria à sustentabilidade a decorrer durante cada Road Show e assegurando o acompanhamento da evolução do projecto numa perspectiva de melhoria contínua.

A contribuição da Ecochoice para o planeamento do projecto passa por identificar temas que serão abordados durante os dias de Road Show, e elaborar conceitos e indicadores de sustentabilidade que serão a base da auditoria aos municípios. Este trabalho será desenvolvido na perspectiva de um Ambiente Urbano Sustentável, conciliando os objectivos do Grupo GCI / Green Project Awards de sensibilizar e transmitir os princípios de sustentabilidade aos munícipes e às autarquias de forma clara, objectiva e útil.
De acordo com a variabilidade da análise ambiental da área de cada município, serão seleccionados os temas mais pertinentes a abordar em cada Road Show, estes deverão ir de encontro às necessidades e sensibilidades ambientais mais relevantes para cada município em concreto.

O apoio à gestão sustentável do evento procura as soluções de sustentabilidade existentes no mercado para questões como: materiais de apoio e divulgação (materiais e produtos certificados ambientalmente, materiais e produtos de base orgânica e biodegradável, materiais reutilizados e reciclados, etc.) sustentando o conceito de evento GREEN;

O processo de auditoria à sustentabilidade de cada Road Show implica o desenvolvimento de procedimentos de avaliação e análise de desempenho ambiental para os municípios e permitirá efectuar um levantamento e análise dos principais impactos ambientais positivos e negativos que cada evento provocará tal como o posicionamento ambiental de cada município participante. Através da identificação dos aspectos a corrigir ou melhorar e da indicação dos principais vectores em análise, com a definição de uma estratégia de sustentabilidade que venha a ser definida, a Ecochoice pretende orientar os municípios para a melhoria do seu desempenho ambiental, social e económico.

Será também avaliado o edifício de uma escola de cada município através de uma análise do consumo de recursos naturais e da identificação de medidas de melhoria e respectivo plano de acção, que serão apresentadas num relatório com as principais acções de melhoria a desenvolver tendo em conta a estratégia a definir para cada edifício, promovendo a construção sustentável.

Em cada Road Show existirá um stand Ecochoice que funcionará como um gabinete de apoio à sustentabilidade, acessível a qualquer cidadão e que tem como objectivo promover a apreensão de conceitos como: comportamento sustentável e consumo sustentável.

Com estas actividades tão diversificadas a Ecochoice proporciona aos cidadãos, uma acção formativa, informativa e pedagógica da sustentabilidade em meio urbano com criatividade e inovação.

O primeiro Road Show realizar-se-á no próximo dia 3 de Junho, em Matosinhos, junto à Biblioteca Florbela Espanca, o primeiro “Green Project Awards Roadshow”.
Seguir-se-ão os municípios de Ferreira do Alentejo nas datas de 25 a 30 de Junho e Portimão nas datas de 21 a 26 de Julho, respectivamente. Até ao final do ano iremos percorrer mais 4 cidades, entre as quais Almada e Cascais. No próximo ano, já estão a ser planeadas as datas a partir de Março, até Outubro de 2010.

Mais Informações:
www.ecochoice.pt