Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, presidiu no dia 28 de Maio, às 9h30, no Auditório II do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL da Junqueira), à apresentação nacional do novo programa PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

O PROVERE é uma medida do Governo para estimular iniciativas dos agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território: recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, etc.

Com este instrumento, especificamente destinado aos territórios com menores oportunidades de desenvolvimento por causa de uma baixa densidade – populacional, institucional, de actividade económica, etc. – pretende-se concretizar programas de acção, construídos em parceria e enquadrados em estratégias de desenvolvimento de médio e longo prazo, que contribuam de forma decisiva para o reforço da base económica e para o aumento da atractividade dos territórios-alvo.

As parcerias deverão envolver necessariamente empresas, por se tratar de uma iniciativa para a competitividade, e outros actores que sejam relevantes para a concretização dos programas de acção propostos.

O PROVERE mobilizará apoios financeiros para a implementação dos projectos previstos nos Programas de Acção que venham a ser formalmente reconhecidos como PROVERE, no âmbito de concursos específicos para esse efeito.

Estes estímulos traduzem-se, nomeadamente, em acesso preferencial aos PO do QREN e/ou ao PRODER e/ou ao PROMAR, em função das tipologias de projectos propostos.

O PROVERE permite um acesso privilegiado aos mais de 2.900 milhões de Euros que os PO Regionais disponibilizam na agenda dos Factores de Competitividade e ainda a uma boa parte dos 2.860 milhões de Euros que estes PO disponibilizam para operações de Valorização do Território.