Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios


A ‘Nova Bauhaus Europeia’ é um projeto ambiental, económico e cultural cujo objetivo passa por combinar design, sustentabilidade, acessibilidade económica e investimento para contribuir para o cumprimento do Pacto Verde Europeu.
Os seus valores fundamentais são a sustentabilidade, a estética e a inclusão.
O objetivo da fase de conceção visa moldar o conceito explorando ideias, identificando as necessidades e os desafios mais prementes e ligando as partes interessadas.
Um dos elementos desta fase de conceção será a abertura pela Comissão da primeira edição do Prémio Europeu Nova Bauhaus já nesta primavera.
Esta fase de conceção levará, no outono deste ano, à publicação de convites à apresentação de propostas para dar vida às ideias da Nova Bauhaus Europeia em pelo menos cinco locais nos Estados-membros da UE, utilizando fundos da UE a nível nacional e regional.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que “a nova Bauhaus Europeia é um projeto de esperança para uma melhor forma de viver, em conjunto, após a pandemia. Tenta combinar sustentabilidade com estilo, para aproximar o Pacto Verde Europeu das pessoas e da sociedade. Precisamos de todos os tipos de mentes criativas – designers, artistas, cientistas, arquitetos e outros cidadãos – para fazer da Nova Bauhaus Europeia um sucesso”.
Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse, por seu turno, que “a nossa ambição com a Nova Bauhaus Europeia é desenvolver um quadro inovador que apoie, encoraje e acelere a transformação ecológica, combinando a estética com a sustentabilidade. Ao criar uma ponte entre o mundo da arte e da cultura, por um lado, e o mundo da ciência e da tecnologia, por outro, garantiremos a participação de toda a sociedade: os nossos artistas, os nossos estudantes, os nossos arquitetos, os nossos engenheiros, os nossos professores e investigadores e os nossos inovadores. Este movimento vai desencadear uma mudança sistémica”.
A portuguesa Elisa Ferreira, Comissária para a Coesão e Reformas, vincou que esta iniciativa “é sobre a nossa forma de viver em conjunto, os nossos valores, os nossos espaços comuns de trabalho e de lazer, as nossas experiências coletivas e pessoais. É um projeto para todas as regiões e territórios da Europa. Ao promover soluções acessíveis, deverá contribuir para a coesão social e para a resolução de problemas de habitação. Se queremos que as coisas mudem realmente à nossa volta, se queremos levar uma vida mais plena e mais sustentável, temos de pensar em como a nova Bauhaus Europeia pode servir de ponte entre a conceção de novas ideias e a sua implementação em locais físicos. Para o efeito, estamos a explorar, em todos os departamentos da Comissão, como mobilizar os nossos instrumentos para iniciar um pacote concreto da Nova Bauhaus Europeia”.
Contexto
A nova Bauhaus Europeia é uma iniciativa criativa que quebra as fronteiras entre ciência e tecnologia, arte, cultura e inclusão social para que o design possa fornecer soluções para os problemas quotidianos.
No website criado especificamente para a iniciativa, artistas, designers, engenheiros, cientistas, empresários, arquitetos, estudantes e todos os interessados podem partilhar exemplos de realizações que podem servir de fonte de inspiração para a nova Bauhaus Europeia, as suas ideias sobre como esta tendência deve tomar forma e evoluir, e as suas próprias preocupações e desafios.
Nos próximos meses, a Comissão Europeia atribuirá prémios aos exemplos existentes de integração dos valores-chave da iniciativa que podem estimular o debate sobre os lugares em que vivemos e a sua transformação.
Fonte: https://oinstalador.com/

 
Mais informações: European Commission
 
Publicado a 30 de janeiro 2021