Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Conscientes da reciprocidade que deve haver entre o Homem e a Natureza, a LIPOR e os seus Municípios Associados, em parceria com o IPDJ, lançam o projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, focados no mote “A Natureza dá-nos vida. E tu? O que lhe dás?”, com o objetivo de devolver à natureza o que a natureza nos empresta.
Sendo o Homem o principal agente causador dos problemas ambientais e o maior produtor de resíduos que, se não forem reciclados e devidamente tratados vão, inevitavelmente, parar aos rios, mares e oceanos, torna-se crucial consciencializar para o impacto negativo dos atos individuais, sensibilizar para a necessidade urgente de uma mudança de comportamento global e informar sobre as melhores práticas de preservação, sustentabilidade e gestão ambiental.
Tudo o que a Natureza nos oferece é um empréstimo e, por isso, a proteção e prevenção dos recursos marinhos são um esforço mútuo que a LIPOR entende como um ato de reciprocidade. Assim, o Projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar” contempla um conjunto de ações que visam a sensibilização, informação e literacia dos Oceanos, tais como:

Guia de Boas Práticas, que já pode consultar em http://bit.ly/guia-verao-azul ;
Ações de Formação para um Oceano Sustentável, com informação disponível em https://www.lipor.pt/pt/academia-lipor/formacao-tecnica/ ;
Campanhas de sensibilização em praias*;
Corridas Limpa Praias (Ações de Plogging)*;
Exibição de curtas metragens e debate sobre a temática*;
Exposições*
Visitas Virtuais ao Circuito Interpretativo do Trilho Ecológico da LIPOR*;
Entre outras atividades.

*Informação brevemente disponível.
 
Todas as iniciativas envolvem diferentes públicos e coloca-os frente a frente com o problema do lixo marinho, promovendo a oportunidade de se tornarem agentes motores da mudança.
Poderá acompanhar o projeto em http://bit.ly/ha-rio-e-mar .
“Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, é um projeto ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme #1.
 
Mais Informações: Sónia Pereira | sonia.pereira@lipor.pt | 939 770 271 Fátima Nogueira | fatima.nogueira@lipor.pt | 910 738 139 Portal LIPOR: www.lipor.pt
 

Publicado a 31 de maio 2021