Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

No total, o REACT-EU, gerido diretamente pelo Programa Operacional COMPETE 2020, disponibilizará 45 milhões de euros de investimento para intervenções na dimensão de Resiliência dos Territórios face ao Risco, estando prevista a abertura de mais Avisos ainda durante o mês de dezembro.

Um dos Avisos, no valor de cinco milhões de euros, é destinado aos municípios de Alfândega da Fé, Alijó, Miranda do Douro, Mirandela e Torre de Moncorvo. Aqui, serão feitas intervenções de arborização de espaços verdes em meio urbano, assim como de rearborização de áreas ambientalmente sensíveis e suscetíveis à desertificação.

Estas são ações enquadradas no Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua, desenvolvido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Outro dos Avisos lançados, de dois milhões de euros, é dirigido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para apoiar a modernização e otimização de viveiros florestais e do Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), contribuindo para o sucesso das ações de arborização e rearborização.

Pretende-se, assim, capacitar o Estado para uma produção média anual de cerca de 2,25 milhões de plantas, correspondendo a um aumento para mais do dobro das plantas produzidas nos viveiros do ICNF. O viveiro de Monte Gordo especializar-se-á, progressivamente, na produção de plantas dunares.

terceiro Aviso, no valor de 1,5 milhões de euros, igualmente destinado ao ICNF, irá apoiar a beneficiação de parques florestais em perímetros urbanos.  Desta forma, aumentar-se-á a qualidade dos espaços verdes urbanos e periurbanos, contribuindo para a saúde, bem-estar e lazer dos cidadãos, assim como para o aumento da biodiversidade em meio urbano.

Estão previstas intervenções nos Parques Florestais de Amarante, Bragança, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Mondim de Basto, Viana do Castelo, Vieira do Minho e da Quinta do Soqueiro, em Viseu.

Consulte aqui os 3 Avisos de concurso.

 

Fonte: https://portugal2020.pt/

 

Mais Informações:
www.compete2020.gov.pt