Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O mundo mudou. A pandemia transformou a rotina das pessoas e promoveu uma transição para o futuro sustentável e inclusivo.  É neste contexto que o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará – Sindiverde realiza, dia 04 de novembro, a Exporecicla 2021, em formato 100% on-line.

Este ano, quando o sindicato comemora a 11ª edição do evento, o foco será o desenvolvimento humano dentro do processo da sustentabilidade e a programação de conferências abordará temas relevantes ao setor, tais como reciclagem, reutilização de materiais, economia circular, educação ambiental e inovação ligada à sustentabilidade. A transmissão em tempo real permite a integração de um número muito maior de pessoas em diversos lugares.

Esta edição terá emissão na língua brasileira de sinais, o que reforça o compromisso do Sindiverde com a propagação do processo de sustentabilidade. Além disso, o Sindiverde fará o lançamento da Cartilha Reciclador Consciente, será uma campanha de sensibilização.

Estarão presentes no evento representantes da Enel, Cagece e o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Sérgio dos Santos.

Sobre o Sindiverde

Criado em 1998, é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e conta hoje com 60 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro. Desde 2018, o Sindicato tem como presidente o empresário Mark Augusto Lara Pereira.

 

Palestrantes:

André Comaru – Formado pela Academia Lixo Zero Brasil, afiliada a era Waste Alliance. Fundador da ONG Australiana Be Happy Music Club e foi um dos vencedores do Prêmio Sereia de Ouro 2020. Ativista socioambiental e idealizador do coletivo Nossa Iracema, que tem a missão de desenvolver e implementar soluções criativas e eficazes para a proteção e preservação do Oceano e empoderar comunidades locais e povos originários para geração de economia circular sustentável.

Laiz Herida – Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É CEO da HL Soluções Ambientais e da startup Econexões, possui 16 anos de experiência na área ambiental, com elaboração de estudos e assessoria técnica para regularização ambiental de empreendimentos no Brasil.

Alcileia Sena de Farias – Há 12 anos atua na coordenação e execução das práticas de Responsabilidade Social realizadas pelas empresas do setor de Energias Renováveis atuantes no estado do Ceará. Atualmente é coordenadora do Núcleo ESG- Environmental, Social and Governance na FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, instituição com quase 1.500 colaboradores que atende cerca de 15.000 indústrias de diferentes portes e diversos ramos de atuação.

Saulo Ricci – Fundador e CEO da Coletando Soluções. É formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, possuí 17 anos de experiência em grandes multinacionais e há oito promove inovação atuando como Especialista em Economia Circular e Gestor de Coleta de Resíduos com a Coletando.

Fabrício Soler – Sócio da Felsberg Advogados, é especialista em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental; Coordenador do MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios e Exame Academy. Atua como professor na UFSCar, PUC, ESA OAB/SP, CEDIN, CERS, entre outras; É consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em resíduos. Mestre em Direito Ambiental pela PUC, MBA em Infraestrutura pela FGV e especialista em Gestão Ambiental também pela USP. Organizador do Código dos Resíduos, autor do livro Direito dos Resíduos Jurisprudência e coautor da obra Gestão de Resíduos, o que diz a lei.

 

Programação:

4/11 – Quinta-feira

9h – ABERTURA | LANÇAMENTO DA CARTILHA
10h – “A Importância da reciclagem para a saúde planetária na década dos oceanos” – André Comaru (CE)
11h – “Diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio” – Laiz Herida (CE)
14h – “ESG”: Alcileia Sena de Farias (CE)
15h – “Coletando.org: Logística Reversa” – Saulo Ricci (SP)
16h – “Responsabilidade Compartilhada do Setor Empresarial” – Fabrício Soler – (SP)
 

Mais Informações:
https://doity.com.br/exporeciclahome2021#about
Juliana Bomfim – juliana@vogalassessoria.com.br (85) 9 9984.9030
Jussara Beserra – atendimento@vogalassessoria.com.br (85)9 9913.9791