Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Apreciação Global de Execução do Projeto

 

O Projeto da APEMETA, designado por Ambiente e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, decorreu de 02-01-2011 a 31-12-2012.


No âmbito do Projeto a APEMETA marcou presenças em vários países da europa, estabelecendo protocolos de colaboração com diversas entidades institucionais no Brasil (Estados de São Paulo e Belo Horizonte), Roménia e Bulgária.

No âmbito do projeto a APEMETA desenvolveu os seguintes trabalhos:

  • Guias de Acesso ao Mercado de Moçambique, Cabo Verde, Brasil (Estado de São Paulo e Minas Gerais) e Espanha;
  • Divulgação dos Guias de Acesso através da realização de um Seminário;
  • Desenvolvimento de um Filme Temático sobre as competências tecnológicas ambientais generalizadas em Portugal;
  • Brochuras de Caracterização do Setor da Água, Resíduos e Energia com tradução para Espanhol e Inglês;
  • Publicação de Encartes temáticos em Moçambique, Cabo Verde e Brasil sobre resíduos, águas e energias renováveis, relativo às competências ambientais das empresas portuguesas;
  • Conceção do Site Observatório do Ambiente, com tradução para Espanhol, Inglês e Francês. A criação deste site visa disponibilizar informação atualizada sobre o setor do ambiente a nível Nacional, nomeadamente através de caracterizações setoriais (águas, resíduos e energias renováveis);
  • Atualização do diretório da APEMETA, com tradução para Inglês e Espanhol. Esta atualização permite que o diretório seja uma forte ferramenta no reforço da acessibilidade à realidade nacional por parte de empresas estrangeiras, contribuindo para a dinamização da internacionalização do setor do ambiente.

Os resultados obtidos no Projeto foram disseminados através de diferentes meios, como o site da APEMETA, diversos seminários, newsletter mensal, e-mails dirigidos, entre outros.

A APEMETA após a divulgação dos instrumentos de internacionalização recebeu vários contactos de empresas portuguesas e alguns contactos de entidades internacionais com interesse em colaborar com a Associação. Sendo um dos objetivos do projeto da APEMETA a criação de mecanismos para que as empresas do setor possam utilizar os meios e as facilidades que a Associação coloca ao seu dispor para a internacionalização, a Associação considera o balanço do projeto muito positivo.

Poderá consultar abaixo todos os trabalhos desenvolvidos: