Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios
Na Sessão de Abertura esteve presente como orador de destaque o Director Geral da APA, Prof. António Gonçalves Henriques, estando também presente o Presidente da APEMETA, Eng.º Carlos Iglézias.
O Director Geral da APA referiu que estamos a atravessar um período muito importante no sector da água.
Salientou a importância da Directiva-Quadro da Água que permite estabelecer um enquadramento para a protecção das águas de superfície interiores, das águas de transição, das águas costeiras, bem como das águas subterrâneas.
O desenvolvimento dos Planos de Bacias Hidrográficas foi outro dos temas abordados pelo Director Geral da APA, uma vez que definem as orientações de valorização, protecção e gestão equilibrada da água, de âmbito territorial, para uma bacia hidrográfica ou agregação de pequenas bacias hidrográficas.
Referiu por fim que o IRAR – Instituto Regulador de Águas e Resíduos, tem um papel fundamental para todos os serviços da água.
O Presidente da APEMETA, Eng.º Carlos Iglézias salientou que a APEMETA está a dar início a um novo ciclo de eventos temáticos sobre o ambiente neste ano de 2009.
Realçou que a água é o petróleo do século XXI, e dado que todos nós somos consumidores deste bem essencial, temos que ter em conta qual a melhor forma de o utilizarmos.
A Sessão da manhã, moderada pelo Dr. João Simão Pires, Vogal do Conselho Directivo do IRAR, deu início com a apresentação do Dr. Albino Medeiros, Presidente da Comissão Especializada de Águas Subterrâneas da APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos. Abordou o tema da exploração sustentável dos recursos hídricos e águas subterrâneas referindo que a água não é um produto comercial como outro qualquer, mas um património que deve ser protegido, defendido e tratado como tal.
A Eng.ª Cecília Alexandre do Departamento da Qualidade de Água do IRAR, deu a conhecer a importância dos Planos de Segurança da Água, informando que a prevenção é o elemento chave para garantir que a água é segura no momento em que é consumida.
Seguidamente, o Dr. João Simão Pires, Vogal do Conselho Directivo do IRAR, informou acerca da perspectiva do regulador sobre a definição dos tarifários dos serviços de águas e resíduos, referindo que é necessário garantir a transposição de uma situação actual insustentável, para um modelo robusto capaz de assegurar estes serviços nos curtos/médios/longos prazos.
A reutilização de águas pluviais foi o tema apresentado pelo Eng.º Paulo Malho, Director Técnico da Repura, que salientou que ao reutilizarmos a água da chuva estamos a minimizar o consumo de água potável, o volume de efluente a ser tratado, bem como facilita a gestão de falta de água.
A Sessão da Manhã encerrou com um período de debate, tendo este painel prosseguido na Sessão da Tarde.
A Sessão da Tarde, moderada pelo Eng.º Carlos Martins, presidente da Simtejo, iniciou com o tema da escassez da água e o valor económico associado sendo esta apresentação efectuada pelo Eng.º Rui Godinho, Administrador da EPAL e Presidente da APDA – Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água. Referiu que a escassez da água tem muitas causas podendo algumas ser mitigadas ou eliminadas. A escassez deve ser analisada a diversos níveis – local, regional, nacional e internacional.
Salientou também que o valor económico associado está dependente do seu uso.
A tecnologia eficiente no tratamento de águas residuais – o caso da ETAR de Frielas, foi dada a conhecer pelo Presidente da Simtejo, Eng.º Carlos Martins, que apresentou as várias tecnologias eficientes implementadas nesta ETAR.
O Eng.º António Cavaco, Administrador do Grupo Pestana, deu a conhecer as necessidades, os recursos, bem como as várias soluções para a rega no Algarve, indicando por sua vez o esquema de funcionamento da estação de dessalinização desta região.
O Eng.º José Gascão Nunes, Director de Engenharia da De Viris – Natura e Ambiente SA, salientou a importância da reutilização de águas residuais para uma série de usos que não requerem água potável, como por exemplo, em empreendimentos com campos de golfe e em superfícies comerciais.
Os Incentivos da banca para apoios de projectos no sector da água foi o tema que fechou a sessão de trabalhos da parte da tarde, tendo este tema sido exposto pela Dr.ª Sofia Geraldes da CGD – Caixa Geral de Depósitos. Foram dadas a conhecer a oferta da caixa para as PME, as soluções da caixa QREN empresas, bem como, os novos produtos da caixa para as empresas.
A Sessão de Encerramento foi efectuada pelo Eng.º Carlos Iglézias, Presidente da APEMETA, que destacou a qualidade técnica das apresentações e agradeceu aos oradores e participantes.