Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia. Inscreva-se AQUI
 
Saiba mais sobre os Oradores:
Helena Freitas
Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld,Alemanha, em 1993, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996.
É Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003, e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014(http://unescobiodiversitychair.uc.pt/?lang=en). Foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2015, com o pelouro das Relações Institucionais, Museus e Desporto.
Entre 23 de outubro de 2015 e 10 de março de 2016 foi deputada evice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Entre 10 de Março de 2016 e 18 de julho de 2017 foi Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, tendo coordenado o Programa Nacional para a Coesão Territorial (www.pnct.gov.pt, Diário da República n.º 226/2016, Série I, de 2016-11-24). Helena Freitas integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2009-2011), foi Diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra de 2004-2012, tendo elaborado e coordenado o seu programa de requalificação, Presidente da Liga para a Proteção da Natureza (1999 – 2002), primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida da cidade de Coimbra (2002 – 2005), fundadora e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (2004 – 2013) e Vice-Presidente da Sociedade Europeia de Ecologia (2009 – 2012).
Atualmente, é Coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – science forpeople and the planet (cfe.uc.pt), Coordenadora científica do FitoLab – Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes (www.ipn.pt/laboratorio/fitolab), e integra o Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Em Julho de 2019 integrou o comité europeu para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal. Desde Agosto de 2019 representa Portugal no IPBES. As áreas científicas de especialidade relacionam-se com: Ecologia; Ecossistemas Mediterrânicos; Floresta e Agricultura; Ecologia e Gestão de espécies exóticas e invasoras; Conservação da Natureza,Biodiversidade; Fisiologia da árvore; Diversidade de Plantas e Fungos; Tolerância ao Stress e Bioremediação; Política ambiental; Bioenergia; Conservação da Natureza; Ecologia microbiana; Ecologia e Sociedade. Foi coordenadora ou participante em vários projetos e consórcios nacionais e internacionais,incluindo o Millennium Ecosystem Assessment. Orientou ou coorientou 20 dissertações de mestrado e 34 teses de doutoramento.É autora em mais de 300 publicações científicas internacionais indexadas e várias obras de promoção e divulgação da ciência. Publica regularmente na imprensa nacional e regional, em particular sobre ambiente,territórios e sociedade, planeamento e políticas de desenvolvimento com base no conhecimento. Em março de 2000 foi-lhe atribuída a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.
Nuno Lacasta
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tem um mestrado (LLM)pelo Washington College of Law da American University.
Desde 2002 vem desempenhando funções de serviço público, sendo desde Fevereiro de 2012 Presidente do Conselho Diretivo da APA.
Nuno Lacasta trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há cerca de 20 anos, na Europa e nos EUA.
Entre 2006 – 2012 foi Coordenador do Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas (CECAC) e gestor do Fundo Português de Carbono. Entre 2004 e 2007 foi Diretor do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente.
Nuno Lacasta foi ainda professor convidado de Direito e Políticas de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e professor convidado de Direito Comunitário do Ambiente e das Alterações Climáticas no Washington College of Law da American University, Washington, DC.
Entre 1998 e 2001 foi assistente convidado em Política Internacional do Ambiente na Universidade de Aveiro.Entre 1998 e 2002, exerceu igualmente atividades de consultoria para a OCDE, ONU e Comissão Europeia.
Sofia Santos
É economista, 45 anos de idade, especializada em financiamento verde, climático e sustentável com 23 anos de experiência profissional. Atualmente é consultora na sua própria empresa, SystemicSphere, desenvolvendo trabalhos em financiamento climático em vários países Africanos, sendo gestora da sustentabilidade no Crédito Agrícola, e desenvolvendo trabalhos em outras empresas na área dos serviços dos ecossistemas e inovação sustentável. É membro do Comité de Investimento do Fundo para a Inovação Social. A nível académico é cocoordenadora do curso para executivos do ISEG/IDEFE em Sustainable Finance, e dá aulas nos temas da sustentabilidade no ISEG e na NOVA SBE.
Iniciou a sua carreira profissional no Merryl Lynch em Londres em 1997 no Research Department. Regressou a Portugal em 2000, tendo trabalhado em ONGs, agências de notícias, INE e CELPA. Desde 2004 até ao presente tem-se dedicado, na maioria do tempo, a projetos de consultoria na área da sustentabilidade. Desde então alguns dos trabalhos de consultoria foram no setor bancário, setor retalho, pasta e papel, entre outros; desenvolveu também políticas de análise de risco ambiental e social para vários bancos em Cabo Verde, tendo realizado também para Cabo Verde, um levantamento dos fundos climáticos existentes a nível internacional, e o desenvolvimento da estratégia nacional de captação de recursos financeiros climáticos. Tem experiência nos processos associados ao desenvolvimento de Obrigações Verdes bem como de outros produtos financeiros sustentáveis.
Por vezes o percurso de consultora foi interrompido para trabalhar em locais específicos. Assim, de 2016 a 2018 foi Secretária-Geral do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. De novembro de 2018 a setembro de 2019 foi técnica especialista no Gabinete do Ministro do Ambiente e da Transição Energética para os temas do financiamento sustentável e financiamento verde/climático, nomeadamente no âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica e para o Plano Nacional de Energia e Clima. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho para o Financiamento Sustentável coordenado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética em parceria com o Ministério da Economia e o Ministério das Finanças.
Publicou 6 livros sobre economia verde e circular, gestão sustentável e finanças sustentáveis.
Tem a licenciatura em Economia pelo ISEG, Portugal (1997); um mestrado em economia pela London University (1999); e doutorado pela Middlesex University, na Inglaterra (2012), sobre como podem os bancos contribuir para o desenvolvimento sustentável.
www.systemic.pt https://www.linkedin.com/in/sofia-santos-4872226/
Fernando Leite
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, graduado com um Programa de Alta Direcção de Empresas e frequência de diversos Cursos e Seminários de Especialização em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Tecnologias do Ambiente.
Desempenhou os Cargos de Chefe de Divisão e posteriormente de Director de Departamento de Ambiente e da Qualidade de Vida da Câmara Municipal da Maia durante 12 anos (1988 a 2000).
Gestor da LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto desde 1980.
Administrador-Delegado da LIPOR, desde 2000.
Administrador da Maiambiente, EM.
Vice-Presidente da ACR+, Associação das Cidades para a Reciclagem.
Membro da Direção da AVALER, Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos.
Administrador da Agência da Energia do Porto.
Membro do Conselho Consultivo do BCSD Portugal.
Consultor de Empresas.
 
Sofia Figueiredo
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, com Mestrado em Water & Wastewater Engineering pela Universidade de Cranfield, UK
Iniciou a sua atividade profissional em 2004 enquanto engenheira do ambiente, como responsável técnica numa empresa de reciclagem de resíduos sediada no Porto.
Em 2007 conclui o mestrado em Water & Wastewater Engineering pela Universidade Cranfield- UK, e no mesmo ano inicia a sua colaboração com a Veolia UK enquanto responsável pelo desenvolvimento de projetos na área das águas.
Em 2011 passa a estar responsável pela Gestão de Sustentabilidade e em 2016 assume novas funções na Gestão de Projetos de Sustentabilidade, continuando a sua colaboração com a Veolia UK até ao regresso a Portugal em 2017.
Na Veolia Portugal desde 2017, começou por exercer funções de desenvolvimento comercial na área das águas, e já este ano assumiu a função de desenvolvimento de Grandes Contas e Projectos Integrados, onde é responsável pela criação de sinergias nas áreas das águas, resíduos e energia através de projetos desenvolvidos pela Veolia junto dos seus clientes rumo à Transformação Ecológica.
Mais Informações: Raquel Veríssimoraquel.verissimo@apemeta.ptTel: 21 750 60 00/05