Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

A Indústria ao longo dos anos tem estado sujeita a um aumento de requisitos legislativos, com vista ao desenvolvimento de Tecnologias Limpas. Esta é a situação da indústria do sector eléctrico e electrónico relativamente à implementação de processos de soldadura sem chumbo.

Esta alteração foi introduzida pela Directiva comunitária 2002/95/EC (RoHS). Em conformidade com esta Directiva, o uso de chumbo, mercúrio, crómio hexavalente, cádmio e outros, deverá ser banido a partir de Julho de 2006.

O principal objectivo do projecto LEADOUT é fornecer apoio técnico às PMEs europeias do sector eléctrico e electrónico, durante o processo de mudança de soldas de chumbo para soldas de estanho/chumbo, usadas para unir componentes electrónicos ao PCB.

Neste processo, o projecto LEADOUT tem em conta tanto o potencial impacto ambiental do chumbo como os aspectos sociais inerentes (é obrigatória a vigilância do estado de saúde dos trabalhadores envolvidos no processo de soldadura).

A remoção desta fonte de contaminação terá um impacto positivo considerável em termos de qualidade das condições de trabalho, como também no ambiente. A ameaça à saúde humana pela acumulação de chumbo no corpo devido à exposição ocupacional, está a ser uma das matérias em estudo pelo projecto LEADOUT.

A contínua inalação dos gases contendo chumbo acima dos limites exigidos por lei, provoca intoxicações crónicas afectando os sistemas nervoso central e periférico. Podem também ser desenvolvidos problemas renais e cardiovasculares, assim como anemia.

Mais informações:
Engª Margarida Pinto
Instituto de Soldadura e Qualidade
Email: mmpinto@isq.pt