Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O projecto OILPRODIESEL teve como objectivo desenvolver um sistema integrado de recolha e reutilização de óleos alimentares usados para a produção de biodiesel, a ser utilizado na frota automóvel do município de Oeiras.

Este projecto, que teve início em Outubro de 2005 e término em Março de 2009, foi um projecto comunitário financiado pelo Programa LIFE Ambiente, que contou com a participação de 11 parceiros nacionais e europeus, entre eles a APEMETA, a Câmara Municipal de Oeiras e a empresa associada ISQ, com as funções de coordenação do projecto.

Com a execução do OILPRODIESEL, Oeiras conta actualmente com uma rede de 20 oleões, distribuídos pelas suas 10 freguesias.

Os oleões de Oeiras tiveram bastante sucesso, ao ponto de vários municípios em Portugal estarem a adquirir modelos iguais, para iniciarem os seus próprios projectos de recolha de óleos alimentares usados (OAU). Desde que foram instalados em Junho de 2008, têm chegado à Câmara Municipal de Oeiras (CMO) diversas solicitações de munícipes a pedirem a colocação de mais oleões – geralmente próximos das suas habitações. Face a esta mostra de interesse por parte dos cidadãos, a CMO decidiu alargar a rede de recolha, através da colocação de mais oleões, já a partir de 2009.

Nos primeiros nove meses já foram recolhidos 8340 kg de OAU nos 20 oleões, sendo notório um crescimento do volume de OAU depositado por mês.

Com o OAU recolhido, foi elaborado um primeiro lote de biodiesel (1000 L de OAU resultaram em 900 L de biodiesel), que foi utilizado nas viaturas da frota municipal de Oeiras numa percentagem de mistura de 15%.

Pelas estimativas do ISQ, a abordagem seguida no OILPRODIESEL permitiu evitar a emissão de 2214 kg de CO2 eq.

Estes dados constam nos relatórios finais do projecto, os quais serão oportunamente disponibilizados no site do mesmo – http://www.oilprodiesel.com

O Workshop Final do projecto realizou-se no auditório do ISQ, a 23 de Março, contando com a presença de 77 participantes, onde foram apresentados os resultados alcançados com o projecto, e feito um balanço positivo face aos obstáculos encontrados ao longo do projecto.

A reunião de fecho do projecto decorreu também no dia 23 de Março no ISQ, onde estiveram presentes todos os parceiros, incluindo a APEMETA. Participaram também nesta reunião a representante da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Engª Isabel Lico e a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Dra. Filipa Ferrão.

Em anexo, disponibiliza-se a apresentação que contem os resultados da recolha de OAU em Oeiras. As restantes apresentações do workshop serão oportunamente disponibilizadas no site do projecto.

Mais Informações:
http://www.oilprodiesel.com