Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

No âmbito das negociações com o FEI – Fundo Europeu de Investimento, o IAPMEI conseguiu reforçar o Fundo de Contragarantia Mútuo, para quase o triplo do valor, através de uma linha que passou de 58 para 158 milhões de euros.

Este reforço está direccionado para garantir financiamento de empresas com menor dimensão, as que tradicionalmente apresentam mais dificuldades no acesso ao sistema financeiro.

Os beneficiários vão ser empresas até 100 trabalhadores e projectos de investimento envolvendo crédito de médio e longo prazo.

Este segmento empresarial vai contar com um montante de 210 milhões de euros de garantias a emitir pelas Sociedades de Garantia Mútua Norgarante, Lisgarante e Garval, a que corresponde um total previsto de 280 milhões de euros de crédito.

A Garantia Mútua é um instrumento financeiro que foi lançado pelo IAPMEI em meados dos anos 90, estando a ser gerido actualmente pela sua participada SPGM – Sociedade de Investimentos, SA.

O reforço do Fundo de Contragarantia Mútuo, a ser utilizado até Julho de 2007, permitirá sustentar a intervenção deste instrumento de inovação financeira num contexto de mudança de quadros comuni-tários de apoio, permitindo ao IAPMEI continuar a intervir no quadro da facilitação e da melhoria do financiamento das PME.