A sessão foi moderada pela Sra. Deirdre Clune, e Nuno Matos, Director Geral da Eco-Oil e também em representação da Euroshore, associação internacional que agrupa instalações portuárias de recepção de resíduos, fez a apresentação “ What if, black could be green too?”.
Nuno Matos iniciou a apresentação partilhando uma visão geral sobre os tipos de resíduos e volumes específicos produzidos a bordo dos navios, para concluir que 77% de todos os resíduos descarregados nos portos europeus são hidrocarbonetos, perfazendo um total de quase 2 milhões de toneladas recebidas todos os anos.
Este alerta foi o mote para partilhar o conceito de responsabilidade alargada do produtor e quanto importaria custear esse sistema, se os Portos Europeus implementassem o sistema que permitiria descarregar gratuitamente os resíduos oleosos.
O estudo da responsabilidade alargada do produtor foi feito pela Deloitte, coordenado pela Euroshore International, em 2015, durante a revisão da diretiva 59. Em traços gerais o estudo conclui que bastaria aplicar uma taxa de 4 euros por cada tonelada de combustível fornecido aos navios para garantir o financiamento do sistema.
De acordo com o modelo, a indústria de abastecimento de combustível aos navios recolheria os fundos necessários para apoiar toda a indústria de reciclagem na Europa e as descargas ilegais no mar poderiam baixar significativamente.
Os 4 euros representam menos de 2% do preço do combustível e esse incremento não coloca em causa a competitividade da indústria de fornecimento de combustível a navios.
Concluiu a apresentação partilhando um caso de sucesso de regeneração de óleo residual na Eco-Oil, através da demonstração de um caso real em que um resíduo é processado como matéria-prima e utilizado para a produção de Fuel Óleo.
Um produto 100% reciclado capaz de substituir o combustível fóssil produzido numa refinaria normal, com menos emissões e menor pegada de CO2.
A Eco-Oil é um exemplo da aplicação dos princípios da economia circular, ao produzir um combustível de baixo carbono 100% reciclado.
A sessão foi encerrada com a participação da Sra. Rikke Nielsen, do DG Move.
“Foi uma excelente conferência onde foram abordados temas relacionados com o impacte ambiental dos navios, nomeadamente ao nível das águas de lastro e das emissões gasosas, com a partilha de experiências de tratamento e reciclagem, como é o caso da Eco-Oil onde se produz Fuel de baixo teor de carbono a partir de resíduos oleosos com origem no sector marítimo”, refere Nuno Matos.
Consulte a apresentação de Nuno Matos aqui.
Mais Informações: https://www.eco-oil.pt/
Publicado a 31 de março 2021