Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Esta foi uma COP que fez o primeiro balanço do Acordo de Paris (Global Stocktake), e que marca o início de uma nova fase na ação climática, provando a relevância do multilateralismo.

A APA – Agência Portuguesa do ambiente, enquanto ponto focal nacional junto da UNFCCC, acompanhou as negociações no Dubai.

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 28) abriu com um apelo do Presidente da COP28, Sultão Ahmed Al-Jaber, para acelerar a ação coletiva sobre o clima. I´m calling you all to unite, to act and to deliver!

Pela primeira vez, foi adotada uma decisão no primeiro dia – operacionalização do novo fundo para perdas e danos – tendo várias Partes apresentado de imediato compromissos financeiros de suporte ao mesmo.

Após negociações intensas durante as 2 semanas e em particular nos últimos dias com envolvimento Ministerial, a Presidência da COP28 apresentou esta manhã, dia 13 de dezembro, um pacote de decisões que foram adotadas por todas as Partes, reforçando a ambição bem como o apelo à urgência do alinhamento das trajetórias de descarbonização com o objetivo de se atingir o 1.5ºC.

Esta será uma COP histórica, tendo pela primeira vez sido possível incluir numa decisão a referência ao início da transição para o fim dos combustíveis fósseis. Pode consultar aqui uma síntese dos principais resultados.

Portugal esteve presente na COP28 através do Pavilhão de Portugal, onde foram dinamizados diversos eventos com empresas, sociedade civil e outras partes.

Fonte: www.apambiente.pt