Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O projeto AMBIPOR II visa contribuir para a qualificação das PME e para o aumento da sua produtividade e eficiência pelo fomento à sua inserção em redes de comunicação e conhecimento. Pretende estimular a cooperação e coopetição entre empresas dos diversos setores das tecnologias ambientais e outros setores parceiros, bem como capacitar tecnicamente as empresas em diversas temáticas por divulgação de informação especializada e promoção do debate e intercâmbio de experiências. Entre os seus objetivos estão, por exemplo, a promoção de workshops técnicos e a publicação de brochuras técnicas.
A publicação intitulada Brochura de Boas Práticas e Case Studies em necessidades organizativas de processos e boas práticas com base no referencial ISO 14001:2015 surge como um documento com informação relevante para a aplicação da Norma NP EN 14001:2015, que desvenda as principais premissas e considerações relevantes e fornece alguns exemplos práticos de soluções já implementadas em outras organizações.
As pressões crescentes no ambiente, decorrentes das alterações climáticas, do consumo excessivo de recursos e dos desafios criados pela degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade, conduziram a um desequilíbrio entre o ambiente, a sociedade e a economia. O reequilíbrio das referidas componentes é considerado a base do desenvolvimento sustentável, fundamental para satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras. É neste contexto que passou a ser consensual a necessidade de mudança de hábitos e de uma maior responsabilização pelos impactes resultantes das diferentes atividades, quer a nível individual, quer a nível coletivo. Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma ferramenta que permite a todas as organizações, públicas ou privadas, pequenas ou grandes e em qualquer contexto, identificar os seus riscos, oportunidades e impactes ambientais significativos e definir as suas obrigações de conformidade e realizar um planeamento e execução das suas operações de forma mais refletida, promovendo os princípios da melhoria ambiental contínua, através da sua política e dos objetivos assumidos.
Um SGA deve ser desenhado à medida de cada organização, uma vez que o contexto, a dimensão, a complexidade dos processos, os compromissos ambientais, entre outros, são específicos e fazem de cada organização única. Assim, para garantir a adequabilidade de um SGA é necessário considerar todos esses fatores na definição de um sistema ambiental, ao mesmo tempo que se assegura o alinhamento do mesmo com a estratégia do negócio e a sua transversalidade à atividade. Isto é, para um sistema funcionar de forma efetiva é necessário que se imiscua com os processos de negócio e seja incorporado nas atividades correntes da organização.
Apresenta-se assim o presente manual, cuja redação teve como objetivo permitir que qualquer trabalhador/empresa possa entender como definir e implementar um SGA na sua organização. Realiza-se com esse fim, uma abordagem sistematizada, cláusula a cláusula da Norma (no presente documento referidas como requisito a requisito), com informação que permite compreender e implementar cada um deles. Incluem-se ainda algumas ferramentas que estruturam o conteúdo da Norma e facilitam o seu entendimento global.
Os interessados poderão descarregar esta Brochura AQUI

Para mais informações contacte: comunicacao.imagem@apemeta.pt|rita.silva@apemeta.pt Tel: 21 750 60 00/06
 
Publicado a 05 de março 2018