Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O projeto AMBIPOR II visa contribuir para a qualificação das estratégias de negócio das PME, para o aumento da sua produtividade e eficiência e para o aumento da produção de bens e serviços de valor acrescentado, pelo fomento à sua inserção em redes de comunicação e conhecimento. Pretende desenvolver a cooperação e coopetição entre empresas dos diversos setores das tecnologias ambientais e outros setores parceiros, bem como capacitar tecnicamente as empresas em diversas temáticas por divulgação de informação especializada e promoção do debate e intercâmbio de experiências. Entre os seus objetivos estão a criação de uma plataforma online de fomento à cooperação e coopetição, a promoção de workshops e a publicação de brochuras técnicas.

O que é a Plataforma Ambiente Portugal?
É um espaço digital especialmente dirigido a utilizadores registados (empresários, técnicos de empresas e outras entidades, professores e investigadores, etc) que combina:
– um diretório de entidades que já são exemplos de cooperação e coopetição ou têm interesse em iniciar projetos assentes nestes conceitos, nomeadamente aqueles focados e estimulados pela Plataforma;
– um repositório de projetos concretos de cooperação e coopetição, com foco nas temáticas e interesses estimulados pela Plataforma;
– a possibilidade de fazer pesquisas detalhadas de entidades e projetos com base em diferentes critérios (características das entidades, temáticas e interesses dos projetos, etc)
– eventos, notícias e publicações relevantes para os utilizadores e entidades que integram esta plataforma.
É, assim, um espaço de divulgação de casos de sucesso e também de busca e estímulo a novos consórcios, novas associações, sinergias, investigação e inovação.
Quais as temáticas de Cooperação e Coopetição focadas na Plataforma Ambiente Portugal?
As temáticas (transversais a entidades e projetos) são:

Alterações climáticas
Descarbonização da economia
Economia azul
Economia circular
Materiais
Sensibilização ambiental
Sustentabilidade

Quais os interesses de Cooperação e Coopetição estimulados pela Plataforma Ambiente Portugal?
Os interesses (transversais a entidades e projetos) são:

Tecnologias/serviços ambientais
Desenvolvimento de produtos/serviços
Internacionalização
Investigação & desenvolvimento
Normalização
Projetos internacionais
Projetos nacionais

Que tipo de entidades podem ser encontradas/registadas na Plataforma?
A Plataforma Ambiente Portugal combina empresas públicas, empresas privadas, associações, entidades do sistema científico nacional e entidades da administração pública central, regional e local, etc.

Quais os setores das entidades presentes/a registar na Plataforma?
Entidades que trabalham “em ambiente” ou “com o ambiente”, ou seja, que: i) trabalham no setor ambiental ou ii) trabalham em temáticas ambientais noutros setores ou iii) trabalham noutros setores conexos, imprescindíveis ao funcionamento dos anteriores
São exemplos os setores Agrícola, Água, Alimentar, Ar, Arquitetura, Cimento, Comunicação (media, publicidade, etc), Design, Digital/tecnologias informação, Energia, Ensino, Extrativo, Financeiro, Florestal, Imobiliário, Investigação & desenvolvimento, Marítimo, Materiais e construção, Metalomecânica, Papel, Pecuário, Química, Resíduos, Retalho, Ruído & vibrações, Saúde, Segurança/riscos, Seguros, Sociedades de advogados, Solos, Textil/Vestuário/Calçado, Transportes, Turismo, Vidreiro/cerâmico entre outros.

Quais as áreas de atividade das entidades presentes/a registar na Plataforma?
A Plataforma combina entidades focadas nas áreas de Análises, Auditoria, Certificação, Comércio de soluções, Consultoria, Economia circular, Eficiência energética, Energias renováveis, Fabrico de tecnologia/equipamentos, Financiamento, Formação, Instalação, Investigação in situ, Moldes, Operação & manutenção, Projeto, Qualidade, Reciclagem, Remediação, Software, Sustentabilidade, Tratamento, Utilities entre outros.

Que tipos de projetos podem ser encontrados/adicionados à Plataforma?
Projetos de cooperação que envolvam uma ou mais entidades, privados ou com financiamento ou co-financiamento público, em curso, já terminados ou pendentes.
Podem ser parcerias colaborativas formais (ex: projeto do Fundo Ambiental) ou mais informais (ex: parcerias para a Internacionalização de entidades com diferentes competências).
Projetos com entidades nacionais ou internacionais (de momento a plataforma está apenas disponível em PT, focada em acolher sobretudo entidades nacionais, no entanto os conteúdos podem ser expostos em PT/EN)
Os projetos podem ser tornados totalmente públicos, visíveis apenas a utilizadores registados ou visíveis apenas a utilizadores membros de equipas de entidades.
Tendo em vista os interesses e temáticas de cooperação e coopetição focados na Plataforma Ambiente Portugal podem ser Projetos focados em: – Tecnologias/serviços ambientais, – Desenvolvimento de produtos/serviços, – Internacionalização, – Investigação & desenvolvimento ou – Normalização
em temáticas centrais ou conexas a temas como Alterações climáticas, Descarbonização da economia, Economia azul, Economia circular, Materiais, Sensibilização ambiental ou Sustentabilidade.
Como funciona a Plataforma Ambiente Portugal?
Qualquer interessado poderá registar-se rapidamente (5’) como utilizador bastando para tal preencher o formulário e fornecer um contato eletrónico válido. Após registo, os utilizadores poderão adicionar a(s) sua(s) entidade(s) ou associar-se como membros de entidades já existentes na plataforma. A partir daí poderão adicionar projetos.
Todos os utilizadores registados podem usufruir das ferramentas da plataforma como a possibilidade de fazer pesquisas aplicando filtros, ou descarregar os conteúdos disponibilizados.

 
Para mais informações: Rita Silva rita.silva@apemeta.pt
 
Publicado a 19 de julho 2019