Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

No âmbito do Projeto AMEX III – Ambiente e Exportação a APEMETA esteve presente na European Expo Mobility e na MOVE, em duas ações de Benchmarking, de forma a compreender a realidade do setor da mobilidade em Portugal no panorama europeu, procurando recolher informação sobre soluções interessantes para empresas nacionais nesta área.

Ambos os eventos contaram com empresas na área dos transportes. Desde soluções de bilhética, controlo de movimento de passageiros em tempo real, soluções de monitorização e segurança nos transportes públicos. Na área da sustentabilidade, o ponto mais interessante para a APEMETA enquanto associação na área do ambiente foram as “novas” soluções de mobilidade no sentido da descarbonização, como bicicletas elétricas, trotinetes elétricas, autocarros elétricos e também soluções para o seu carregamento. A mobilidade do futuro está intimamente ligada à sustentabilidade e à descarbonização.

A APEMETA conseguiu recolher informação de várias empresas, entidades que apresentavam diversas soluções inovadoras para o setor. A destacar que a maioria das empresas apresentavam soluções de controlo de passageiros em tempo real, e sobretudo na medição do fluxo para com a obtenção destes dados possam tornar a mobilidade mais eficiente e assim reduzir a poluição associada a este setor, bem como a substituição por soluções elétricas.

Destacamos as várias soluções de carpooling, que em muitos países é já uma realidade desenvolvida, e que em Portugal acontece ainda de forma “rudimentar” através de sites com pouca utilização. Em França, le covoiturage (Partilha de veículo próprio) é utilizado amplamente, funcionando através de uma aplicação que permite recolher passageiros com a nossa viatura e vice-versa de acordo com aquele que vai ser o nosso trajeto.

Todas as soluções nesta área têm não só o mote de melhorar os transportes para os utilizadores, mas também o mote da sustentabilidade e de considerar que estas soluções podem fazer a diferença.

Deparámo-nos também com uma solução de produção de biodiesel a partir de óleo de colza, em que apesar de a produção de biodiesel resultar em 25%, toda a matéria-prima é utilizada a 100%, em comida para animais, sementes e produtos alimentares.

A APEMETA realizou alguns contactos que podem ser úteis para as empresas portuguesas, e divulgaremos oportunamente algumas oportunidades concretas que surjam para as mesmas. Caso tenha algum interesse específico, para além dos contactos realizados, dispomos de diversas ferramentas de internacionalização, pelo que sugerimos que nos contacte.

Mais informações:
Leonor Cardoso
geral.porto@apemeta.pt
Tel: 22 606 20 25