Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios


A manhã da APEMETA, moderada pela Eng.ª Carmen Lima, deu a conhecer o grande desafio dos Equipamentos Elétricos Usados.
A ambiciosa meta de reciclagem de 65 por cento que foi definida pela União Europeia para os equipamentos eléctricos usados, em 2019, veio colocar grandes dificuldades às três entidades gestoras deste fluxo. Globalmente os resultados ficaram aquém do objectivo definido.
Este Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (SIGREEE) enfrenta problemas muito específicos que não são de fácil resolução. Um deles é o desvio de equipamentos usados para o mercado paralelo dado o elevado valor que alcançam neste circuito paralelo, o que impede que os resíduos sejam convenientemente tratados. Os impactos sentem-se também nas quantidades recolhidas e contabilizadas pelas entidades gestoras.
A Primeira intervenção foi a apresentação do estudo pelo Professor Paulo Ferrão, tendo sido encomendado à 3drivers pelas três entidades gestoras para detetar em todo o sistema onde se está a falhar e, em conjunto, encontrar soluções que permitam a Portugal atingir as metas impostas.
De seguida as três entidades gestoras tiveram a oportunidade de falar sobre as expectativas deste estudo e sobre a forma como poderá contribuir para a resolução de alguns problemas que enfrenta este fluxo.
Por último tivemos um painel sobre as Perspetivas do Setor, estando presente neste painel um represente da Agência Portuguesa do Ambiente, da Câmara Municipal de Lisboa e da Deco.
Em jeito de conclusão a especialista Carmen Lima salientou a pertinência do tema, a forma direta e equilibrada com que todos se reuniram para abordar uma preocupação que é de todos.
Ressaltou a necessidade de envolver todos os participantes, operadores e atores na Gestão deste fluxo, pois sem o envolvimento de todos não vamos conseguir alcançar os objetivos do qual Portugal se propôs. Mencionou ainda a importância, o grande exemplo que estas três entidades gestoras estão a dar ao setor de Gestão de Resíduos em Portugal. Por último referiu que é importante conhecer aquilo que são as respostas a nível nacional para dar solução a estes resíduos, não esquecendo que não temos só responsabilidade de reciclar, mas temos também a responsabilidade de reduzir e de prevenir a produção de resíduos.

 
Para mais informações: Raquel Veríssimo comunicacao.imagem@apemeta.pt Tel: 21 750 60 00/05
 
Publicado a 31 de outubro 2020