Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O VIII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, contou na Sessão de Abertura com a Eng.ª Joana Goulart, Vogal da Direção da APEMETA.
Seguiu-se a apresentação da Revisão do PERSU 2020, pela Ana Sofia Vaz da APA, que abordou o alinhamento estratégico Pós-2020, reforçando o incremento para a reutilização e reciclagem, redução do consumo de plástico, otimização e adequação das infraestruturas existentes e otimização do setor para a mudança. Foram ainda mencionadas as medidas e ações transversais a todo o território, por região.
O Aplicativo VERDES PT 2018 foi outro dos temas apresentados via Skype pelo Professor Márcio Magera Conceição.
Seguiu-se o Painel do PROJETO LEI – Depósito de embalagens de bebidas de Plástico, vidro e alumínio, que contou com a presença da Zero, do PAN, da APA, da ESGRA, da AMB3E e do Lidl Portugal. O painel que debateu a aplicação da recente legislação que visa criar um sistema de depósito/retorno para as embalagens de bebidas permitiu, em primeiro lugar, comprovar o reconhecimento do mérito da iniciativa, quer por parte dos oradores quer pelos intervenientes da plateia.
Houve a oportunidade para se discutirem diversas questões práticas decorrentes da aplicação desta legislação, sendo que algumas ficaram já esclarecidas, enquanto que outras ainda carecem de algum desenvolvimento. Sendo certo que o período experimental, a iniciar já em 2019, poderá fornecer muita informação relevante para quando se passar, em 2022, à aplicação a nível nacional de um sistema de depósito e retorno para todas as embalagens de bebidas.
Em todo o caso, foi ainda possível perceber as posições quer de quem propôs a lei (PAN), quer de quem tem de a aplicar (APA), quer ainda dos atores no terreno, como os sistemas gestores dos resíduos urbanos, as entidades gestoras de embalagens e resíduos de embalagens e ainda as superfícies comerciais. Ficou ainda claro que, para o sucesso desta iniciativa, será necessário o envolvimento de todos os agentes que intervêm neste processo e em todas as fases do mesmo.Consulte análise mais detalhada sobre o PROJETO LEI AQUI.
A Sessão da tarde teve início com o Painel da Recolha Doméstica de Orgânicos, moderada pela NOWA, e contou com a presença do SIMAR Loures e Odivelas, Câmara Municipal de Lisboa, Lipor e Cascais Ambiente, dando a conhecer os diferentes projetos desenvolvidos e as ações previstas nesta temática.
Seguiu-se a apresentação dos CTT Ambiente, que deu a conhecer a atuação e a preocupação dos CTT na área do ambiente, mostrando várias soluções para o setor.
Os Plásticos e o Ambiente foi a temática abordada pelo Professor Carlos Bernardo da Universidade do Minho, e pela Susana Fonseca da Associação ZERO. O Professor Carlos Bernardo mencionou que na segunda metade do século XX o consumo de plásticos cresceu exponencialmente e que vivemos agora na idade do Plástico. Ultrapassado este problema, os plásticos continuarão a ser, como foram no século XX, os materiais dominantes do século XXI. A especialista da ZERO mencionou a problemática do plástico e a situação em Portugal sendo que em 2015 Portugal gerou 369.751 toneladas de resíduos de plástico. Por último deu a conhecer algumas propostas da ZERO, como por exemplo a cadeia de produção limpa para garantir confiança no produto reciclado; não cair na armadilha de substituir descartável por descartável, independentemente do material, entre outros.
Por último os Principais Resultados da análise das eGARs foram dados a conhecer pela APA.
O VIII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos foi encerrado pela Eng.ª Mercês Ferreira, Vogal do Conselho Diretivo da APA, fazendo um Balanço de todas as temáticas apresentadas.

O Evento contou ainda com uma Mostra Tecnológica de Produtos e Serviços, estando estado presentes como expositoras as Ecodeal, Egeo, Arquiconsult, OVO Solutions e RdA. A APEMETA fez ainda uma Recolha Solidária a favor da Ajuda de Berço.
 
Para mais informações: Raquel Veríssimo raquel.verissimo@apemeta.pt
 
Publicado a 28 de dezembro 2018