Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Ao aproximarmo-nos do fim do ano surge naturalmente o balanço do que foi concretizado e a projeção do próximo.

Em 2022 a atividade da Apemeta foi naturalmente condicionada pela incerteza que a inflação, a invasão da Ucrânia pelas tropas russas, a evolução dos custos energéticos, a disrupção das cadeias de fornecimento, trouxe ao tecido empresarial em Portugal com impacto significativo na disponibilidade e participação em projetos, promovidos pela associação, dirigidos à promoção das empresas ativas no setor ambiental e dos seus recursos humanos.

É certo que a gestão cuidadosa dos recursos internos e as condições excecionais de enquadramento permitiram o prolongamento de execução dos mesmos, minimizando-se o impacto negativo da redução de atividade nos projetos de âmbito nacional.

Complementarmente a participação da Apemeta em projetos financiados pela União Europeia, ERASMUS E HORIZON, trouxeram consigo novas atividades em 2022 que se prolongarão por 2023, particularmente importante quando o arranque do atual quadro plurianual de apoio europeu, Portugal 2030, se iniciará já em pleno 2023. Só recentemente, 15 de dezembro, foi aprovado o Decreto-Lei em Conselho de Ministros do modelo de governação dos fundos.

Estão aprovados os 12 Programas (4 Temáticos, 7 Regionais e 1 de Assistência técnica) do Portugal 2030 com uma dotação de 23 mil milhões de euros dirigidos ao “desenvolvimento assente nas empresas e na economia, nas pessoas, na sustentabilidade e no território”.

O calendário atual prevê estarem reunidas as condições necessárias (publicar a legislação nacional de enquadramento, aprovação das regras de aplicação dos Programas, constituição das equipas de gestão, estabilização e publicação da regulamentação especifica e critérios de seleção das tipologias de ação) para se iniciar a publicação dos Avisos para apresentação de candidaturas até final do 1º trimestre de 2023.

O ano de 2023 será consequentemente o ano de arranque do Portugal 2030, que cobre o período 2021-2027, em que se conhecerão as condições de acesso aos incentivos financeiros de apoio à atividade transformadora do setor empresarial em geral e em particular do setor das tecnologias ambientais em toda a sua dimensão e diversidade.

A Apemeta estará atenta a este calendário e será como anteriormente promotor e divulgador das oportunidades que se identifiquem com a publicação dos diferentes “Avisos” para apresentação de candidaturas.

Não são as melhores noticias que poderiam ser dadas relativamente ao Portugal 2030 e seu impacto em 2023, mas nesta época de balanços e votos fica sem qualquer dúvida o voto de que o Portugal 2030 tenha impacto nas empresas e nas pessoas ainda em 2023.

Boas festas e bom ano de 2023,

Carlos iglézias, Presidente da Direção da APEMETA