A transição para uma economia circular exige mudanças substanciais nas políticas e nos processos regulatórios e em consideráveis investimentos públicos e privados. Isto é plenamente reconhecido no Pacote de Economia Circular da Comissão Europeia de 2015, tendo para este efeito a Comissão lançado uma plataforma, juntamente com o Banco Europeu de Investimento e os bancos nacionais, para apoiar o financiamento da economia circular. Neste âmbito foi criado um grupo de peritos informal com o objetivo de apresentar à Comissão pareceres especializados com vista a apoiar a produção e o financiamento da economia circular nos Estados-Membros e apresentar recomendações sobre medidas concretas para facilitar o financiamento de projetos de economia circular. Assim, e com vista à seleção de membros para integração no grupo de peritos, que não sejam as autoridades dos Estados-Membros e outras entidades públicas, a Comissão solicita a apresentação de candidaturas. A call está aberta até ao próximo dia 09 de maio e é direcionada aos seguintes setores:
– Bancos ou instituições nacionais de promoção; – Organizações no sentido amplo da palavra com especialização em práticas de economia circular, implementação de projetos e financiamento, incluindo empresas, associações, Organizações Não Governamentais, instituições financeiras como investidores institucionais privados, sindicatos, universidades, institutos de pesquisa, escritórios de advocacia e empresas de consultoria.
Saiba mais informações sobre as candidaturas aqui e aqui Consulte aqui o Anexo I – Classification Form Consulte aqui o Anexo II – Selection Criteria Form
Fonte: www.apambiente.pt
Publicado a 31 de março 2017