Otimização dos processos de expedição, transporte e instalação, incremento da funcionalidade do produto com a conectividade digital, ganhos ambientais em toda a cadeia do produto, mantendo a fiabilidade, durabilidade e alta performance reconhecidas, são as mais-valias para os clientes patentes neste sistema modular. Do lado da Efacec, a modularidade permite maior eficácia nos processos de desenho e produção, aumentando a competitividade do produto num mercado exigente e em transformação.
A entrega dos primeiros transformadores desenvolvidos com base neste conceito inicia-se em 2021, estando previsto que o primeiro transformador modular entre em operação em março de 2021. Entre os destinatários deste produto estão utilities, nacionais e internacionais, indústria e renováveis.
O novo conceito será aplicado nos Transformadores de Potência Core da Efacec. Estima-se que em 2022 cerca de 55% dos Transformadores do tipo Core produzidos pela Efacec terão incorporado esta inovação e que em 2023 a totalidade de transformadores desta gama seja produzida neste conceito.
Com patente ativa para a Europa e Estados Unidos da América, mercados estratégicos da unidade de negócio de Transformadores da Efacec, o sistema modular alia tecnologia e design na conceção do equipamento, mantendo o mesmo “look & feel” para as diversas aplicações, sem a perda de funcionalidade e arquitetura geral nas diferentes soluções a serem abordadas.
Para Ângelo Ramalho, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Efacec, este é um passo importante para empresa. “A Efacec é uma referência mundial na área dos transformadores há mais de 70 anos. Ao longo deste percurso lançámos novos produtos e tecnologias que se tornaram referências no setor, mas também fomos mais além, apostando no aumento de potência dos produtos e na conceção de soluções customizadas. O Sistema Modular é herdeiro deste legado. Vem permitir que os nossos produtos apresentem um design mais apelativo, incorporem conectividade digital e aliem alta performance e qualidade à eficiência e descarbonização energética. É um novo conceito que responde às necessidades do mercado e dos nossos clientes e distingue-se das restantes ofertas existentes no mercado”.
A Efacec espera um crescimento substancial da área de Transformadores em três anos, face a 2020, alavancado pela transição energética, crescimento de mercado e pela superação dos entraves derivados da crise pandémica. Neste contexto de crescimento, espera-se um contributo significativo do Modular System no aumento do market share. Esta área de negócio representa atualmente 30% do negócio total da Efacec.
Mais informações:https://www.efacec.pt/
Publicado a 30 de dezembro 2020