Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Designação do projeto: FORMAÇÃO PME: Projetos Conjuntos de Formação – Ação para PME
Código do Projeto: POCI-03-3560-FSE-000401
Objetivo Principal: Apoiar projetos exclusivamente de formação, com recurso à metodologia formação ação, que visem melhoria das PME em 4 áreas temáticas
Público-alvo: Micro, pequenas e médias empresas
Organismo Intermédio: Associação Empresarial de Portugal
Entidade Promotora: APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
Área Geográfica: Norte, Centro e Alentejo
 
Data de aprovação: 16-11-2016
Data de início: 09-05-2017
Data de conclusão: 31-07-2019
Custo Total Elegível: 1.307.652,51€
Apoio financeiro da União Europeia: FSE – 944,616.52 EUR
 
Este projeto insere-se na Prioridade de Investimento (PI) 8.5 do Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização e, incluiu-se na tipologia de investimento Qualificação das PME.
 
Tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas associadas à inovação e mudança.
O apoio financeiro a conceder tem a contribuição do FSE limitada a 90% das despesas elegíveis, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho, conforme previsto na alínea f) do n.º 1 do art.º 50.º do RECI.
 
ÁREAS TEMÁTICAS
As intervenções nas PME têm que se enquadrar numa das seguintes áreas já definas em candidatura:

Organização e Gestão;
Implementação de sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente, SST ou outros);
Internacionalização;
Economia digital.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO – objetivo geral qualificar PME’s para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado, nomeadamente através de introdução de novos métodos trabalho, reforço capacidade de gestão, melhoria nos processos e serviços, entre outros.
IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS – objetivo geral otimizar processos nas PME’s, reduzir não conformidades e ineficiências, aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação, nomeadamente, implementação de sistemas de gestão da qualidade ou de outros sistemas de gestão
ECONOMIA DIGITAL – objetivo geral inovar na área de marketing para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global com vista à inserção da PME na economia digital; Presença na web; Introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística; Utilização de ferramentas sofisticadas de marketing para ampliação da presença no mercado.
INTERNACIONALIZAÇÃO – Desenvolver e aplicar novos modelos empresariais e processos de qualificação das PME para a internacionalização, particularmente, desenvolvimento e promoção internacional de marcas; Prospeção e presença em mercados internacionais; Marketing internacional; Nova organização das práticas comerciais; Novos métodos de relacionamento externo; Certificações específicas para os mercados externos, entre outros.
 
A APEMETA garante às empresas aderentes uma intervenção formativa assente na realização de um diagnóstico, que sustente a formulação de um plano de ação e um relatório final de avaliação que evidencie todo o processo formativo.
Podem participar no Programa Formação-Ação, PME’s dentro do âmbito setorial, de acordo com o aviso – Aviso 06/SI/2016, com estabelecimento a intervencionar localizado nas regiões menos desenvolvidas NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.
 
INSCRIÇÕES ABERTAS!!
 
Para mais informações, contactar:Sofia SantosCláudia Diogo
Tel. (+351) 22 606 20 25
sofia.santos@apemeta.pt claudia.diogo@apemeta.pt