Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O grupo CARMONA, com uma posição de relevo na gestão global de resíduos nacional, reforçada em 2011 pela participação no capital da Euroseparadora, seguindo uma estratégia de investimento em sistemas de informação com os olhos postos no futuro, optou, desde o início deste ano, pela implementação de uma ferramenta global de gestão. Esta ferramenta tem especial enfoque na área Ambiente, pela Solução S4 produzida pela Sinfic, uma empresa detida a 100% por capitais portugueses. A necessidade de integração e automatização total da informação, alavancada por áreas de negócios cada vez menos estanque e mais concorrenciais “uniu” estas duas empresas sob o pretexto de tornar possível uma plataforma altamente flexível e capaz de abraçar as diferentes áreas de negócio do Grupo. O Grupo CARMONA, teve a sua origem em 1976, com uma atuação predominantemente na península de Setúbal, onde recolhia, essencialmente, óleos usados, SLOPS e fazia o desmantelamento e limpeza de barcos. Atualmente, com uma atuação a nível nacional, com aproximadamente 120 colaboradores , 80 viaturas, gere cerca de 71.000 toneladas anuais e é um dos principais operadores na área de Gestão Global de Resíduos e Limpezas industriais, com forte aposta na inovação e desenvolvimento de novos negócios. A necessidade de relacionar e consolidar informação das diferentes empresas e dos diferentes negócios que compõem o grupo, foram conceitos fundamentais para a tomada de decisão. O crescimento do Grupo Carmona, em negócio, em volume, em áreas de atuação e em número de empresas despoletou novas necessidades de gestão, com acesso a informação on-line, consolidada e multidimensional. O arranque da Solução S4 – Ambiente iniciou em Janeiro deste ano na EUROSEPARADORA e de imediato foi feita a sua expansão para as restantes empresas (CARMONA – SLTC,S.A.; CARMONA – GGRP, S.A.; CARMONA – SGPS e CARMONA – BEFESA, S.A.). Como aplicação modular integrada, a solução S4 possui um vertical S4 – AMBIENTE, que possibilita tratar diferentes áreas de negócio do grupo, alinhado com as evoluções legislativas e com as necessidades de gestão e informação manifestadas pelos gestores. O controlo de todo o processo de aceitação do resíduo, o registo e controlo do processo de receção e consequente faturação, bem como, as várias formas de expedição de resíduos, originadas pela venda do resíduo tratado ou transformado e ainda pelo encaminhamento de resíduos para outros centros, são características base e fundamentais geridas pelo S4, aliadas a um conjunto de informação estatística e de planeamento. A rastreabilidade de contentores, viaturas e motoristas, assim como, a definição de preçários para as diferentes relações de acondicionamentos e resíduos resultam de uma gestão eficiente suportada por contratos e obras, permitindo análises abrangentes e tratamento estatístico. A necessidade de evolução contínua, originada pelo crescimento qualitativo das necessidades dos gestores da área ambiental, a atenção especial às constantes alterações legislativas do sector, assim com a vontade de satisfazer as necessidades prementes de aliviar os utilizadores de processos burocráticos, fazem com que, a SINFIC, se destaque na oferta de soluções de software para o setor ambiental. A metodologia SINFIC, para além da disponibilização de uma solução de gestão de resíduos, assenta numa componente forte de consultoria, capaz de adaptar e fornecer aos seus parceiros, soluções flexíveis e adaptáveis aos seus negócios e às necessidades de gestão e informação. Mais informações: http://www.sinfic.com Publicado a 20 de Dezembro 2012