Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

A APEMETA tem em curso a iniciativa INJOVEM II – Call 4 ideas para Incubação e Aceleração Empresarial que visa encontrar jovens empreendedores com ideias e projetos de negócio que foquem soluções e respostas com contributo reconhecível para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de Transição Verde e Digital da sociedade.

Esta iniciativa, promovida no âmbito do Projeto INJOVEM II, visa identificar propostas de ideias e projetos de negócio provenientes das regiões alvo do projeto – Norte Centro e Alentejo, que estejam focadas na prossecução dos ODS identificados pela ONU, Transformação Verde e Transição Digital e assentes em atividades económicas intensivas em conhecimento quer em termos tecnológicos, quer no domínio das indústrias culturais ou criativas, e que estejam ainda em fase embrionária com potencial para incubação e/ou aceleração empresarial.

O público alvo inclui jovens (18 a 40 anos), por exemplo que frequentem o Ensino Superior, público ou privado (nomeadamente finalistas de licenciatura, mestrado, doutoramento) e jovens investigadores com espírito criativo, inovador e empreendedor e que tenham ambição para desenvolver e implementar um plano de negócios e, eventualmente, criar a sua própria empresa.

A APEMETA prevê selecionar as 30 ideias mais promissoras e apoiar os jovens empreendedores através da oferta de mentoria para a elaboração e consolidação de Planos de Negócio e também em temas chave para a sua implementação. Para além deste apoio, a APEMETA promoverá a divulgação e disseminação das ideias empreendedoras apoiadas num evento (Concurso de Ideias), a decorrer em Maio de 2023, e premiará monetariamente as iniciativas mais promissoras, propiciando assim condições para a efetiva criação de novas empresas.

As ideias podem ter como foco processos, produtos ou serviços (com intensidade tecnológica e/ou de conhecimento) dirigidos ao setor do Ambiente ou a outros setores de atividade económica em áreas chave como a Sustentabilidade; Descarbonização; Eficiência Energética; Economia Circular; Mobilidade Sustentável; Digitalização; Transição Justa; Educação Ambiental; Economia Azul, entre outras.

Os empreendedores interessados poderão submeter a sua ideia através do formulário eletrónico até ao próximo dia 16 de dezembro de 2022. Todos os detalhes da iniciativa estão disponíveis no regulamento.

Mais informações:
Rita Silva | rita.silva@apemeta.pt