O presente evento organizado pela APEMETA contou na Sessão de Abertura, com a presença do Senhor Presidente da Direção da APEMETA, Eng.º Carlos Iglézias, e da Senhora Secretária de Estado do Ambiente, Doutora Inês Costa.
A Secretária de Estado do Ambiente referiu que até 2025 tem de estar implementada a recolha de têxteis e de pequenas quantidades de resíduos perigosos; em 2024 podem vir a ser estabelecidas metas de redução de resíduos urbanos e alimentares; em 2025 haverá um novo método de cálculo para aferição de metas, acompanhado da meta de 55% na taxa de recolha de resíduos sólidos urbanos, 65% na taxa de embalagens, 77% na recolha das garrafas de plástico de uso único colocadas no mercado.
Mencionou que estão a preparar o lançamento dos trabalhos do novo Plano Nacional de Gestão de Resíduos do PERSU, que terão que necessariamente repensar e incluir novas metas, responsabilidades e directrizes para um funcionamento mais eficaz dos Sistema Nacional de Gestão de Resíduos.
Informou ainda que estão a preparar a transposição de directivas, como a da Gestão de Embalagens e a dos Plásticos de uso único.
Por último salientou que é hora de redesenhar!