Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Esta empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto, que tem como associados os Municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, aposta, assim, no investimento em Investigação e Desenvolvimento de novos produtos sustentáveis com base em escórias de incineração. Este trabalho de investigação já permitiu à LIPOR desenvolver tecnologias distintas com escórias micronizadas: eco-cimento e material compósito. (recentemente premiado pelo Red Dot Award)
Os metais não ferrosos recuperados resultantes deste ensaio, e que em condições normais têm como destino final o aterro sanitário, são posteriormente encaminhados para Inglaterra, para caracterização e valorização – numa empresa dedicada à reciclagem de metais não ferrosos provenientes de escórias de incineração de resíduos urbanos.
A LIPOR com este ensaio segue, assim, as melhores práticas internacionais praticadas, por exemplo, em Inglaterra e na Dinamarca, onde as escórias, após tratadas, têm potencial de valorização e são usadas, nomeadamente, no setor da construção.
Após esta fase de teste, a LIPOR vai passar à fase de industrialização, com o objetivo de dar mais um passo no caminho de uma economia circular.
O processo de incineração de resíduos urbanos com valorização energética da LIPOR produz cerca de 20% de escórias, um total de 70.000 t/ano.
 

Mais Informações: Sónia Pereira | sonia.pereira@lipor.pt | 939 770 271 Fátima Nogueira | fatima.nogueira@lipor.pt | 910 738 139 Portal LIPOR: www.lipor.pt
 

Publicado a 26 de fevereiro 2021