A Zero Waste France e a Fundação FAMAE lançaram um desafio de Inovação, em busca de soluções práticas e eficientes para reduzir ou reciclar os resíduos gerados por uma família urbana. Este concurso, de 1 000 000 €, foi uma das maiores competições já lançadas no mundo, com 1500 projetos de 60 países, e pretende recriar produtos inovadores que ajudem à prática da separação de resíduos e compostagem em ambiente urbano.
A categoria “Design Prize: take up the challenge of sorting and composting in an urban environment”, teve como objetivo premiar a reinvenção de 2 objetos de extrema importância para a reciclagem: o ecoponto doméstico e o compostor.
A LIPOR, através da Investigadora Nadine Sousa, em parceria com a Empresa Ernesto São Simão da Maia e o LNEG, apresentou o projeto BinUp: Ecoponto Doméstico para colocação em altura, em polipropileno reciclado, cuja conceção e desenvolvimento assenta em estudos de ecodesign e análise de ciclo de vida do Produto.
BinUp foi um dos 2 vencedores na categoria “Design Prize”, tendo recebido o prémio no evento VivaTechnology, em Paris, no passado dia 26 de maio.
Comunicado de Imprensa
Para mais informações: http://www.lipor.pt/
Publicado a 31 de maio 2018