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O processo de instalação das primeiras três estações em Lisboa ficou completo, com a inauguração de um novo espaço na Avenida Brasília, pode ler-se num comunicado, divulgado pela Galp.

Desenvolvido num modelo de “charging as a service”, este projeto pioneiro em Portugal está ainda em fase piloto, com os objetivos de “testar a tecnologia, avaliar a experiência de utilização e quantificar os custos de operação e as poupanças obtidas”, refere a empresa.

Nesta primeira fase, as estações serão de uso exclusivo pela Boost Logistics, mas futuramente a solução poderá vir a ser alargada ao segmento B2C.

Além da estação já inaugurada, os restantes espaços de substituição de baterias situam-se junto das áreas de serviço Galp na Avenida da Índia e na Avenida Eng.º Duarte Pacheco. “Todas as estações estão disponíveis 24 horas por dia. No caso do espaço da Avenida Brasília, inaugurado esta segunda-feira, a instalação da estação de carregamento contou com o apoio do Porto de Lisboa (APDL), que cedeu o espaço ocupado pelo equipamento”, lê-se no mesmo comunicado.

As estações de troca de baterias são modulares, contendo cinco gavetas que acomodam um total de “20 baterias” e que permitem substituir em poucos segundos as baterias descarregadas dos veículos de micromobilidade, neste caso bicicletas elétricas. A utilização do equipamento é 100% digital e realizada através de uma app no smartphone.

De acordo com as empresas, este é um serviço que “torna a logística de carregamento e as operações de gestão da frota de veículos elétricos mais eficientes e sustentáveis, com uma rede de carregamentos descentralizada, mais acessível e mais perto das frotas de micromobilidade”. Esta proximidade permite ainda a “introdução de novos modos de transporte que contribuem para reduzir a pegada carbónica da operação”. Exemplo disso é a “introdução de uma “cargo bike” pela operadora de manutenção (Boost Logistics) na zona de Belém, tirando partido de duas estações estrategicamente posicionadas, para assegurar a operação na zona ribeirinha”, refere o comunicado.

A tecnologia que está na base deste serviço foi desenvolvida pela startup tecnológica alemã Swobbee, sedeada em Berlim, e com quem a Galp estabeleceu também uma parceria para o lançamento das primeiras estações de troca de baterias elétricas para veículos de micromibilidade na cidade de Madrid, em Espanha. No caso espanhol, a parceria conta também com a associação da empresa de serviços de mobilidade Bolt.

“A Galp é pioneira e líder em serviços de mobilidade elétrica em Portugal há mais de uma década e temos objetivos ambiciosos para reforçar a nossa presença na mobilidade e na micromobilidade elétrica à escala ibérica, porque sabemos que a transição energética passa também por diversificar modelos de mobilidade. Essa ambição obriga-nos a estar sempre na vanguarda tecnológica, à procura dos melhores parceiros e das melhoras soluções para disponibilizar serviços que facilitem a vida dos nossos clientes. Este projeto é um exemplo perfeito dessa visão”, declara Teresa Abecasis, COO da Galp.

Nos primeiros dois meses de operação deste projeto piloto em Portugal foram realizadas já mais de 3.500 trocas de baterias, o que corresponde a mais de 2,7 MWh de energia carregada.

Fonte: www.ambientemagazine.com