Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

TECMA

A 21ª Feira Internacional de Urbanismo e Meio Ambiente, TECMA 2024, está a suscitar uma grande expetativa no sector. As empresas líderes do setor estarão presentes com as suas soluções mais inovadoras e as melhores práticas em matéria de Urbanismo e Meio Ambiente. Nesta ocasião, a TECMA oferecerá novos espaços expositivos e interativos, com a estreita colaboração de diferentes associações, que habitualmente cooperam com a feira. É o caso da AFAMOUR, a Associação Espanhola de Fabricantes de Mobiliário Urbano, da ATEGRUS, a única associação espanhola que abrange todos os sistemas de gestão de resíduos, limpeza urbana e meio ambiente, e da ASELIP, a Associação de Empresas de Limpeza Pública.

Os membros da AFAMOUR, principalmente fabricantes de mobiliário urbano e parques infantis, terão o seu próprio showroom onde mostrarão o seu compromisso com a inovação a nível técnico, económico e social com o objetivo de melhorar a qualidade destes serviços, expondo assim o seu grande conhecimento do ambiente e antecipação de tendências.

A ATEGRUS®, Membro Nacional da ISWA, entregará os prémios da XIX edição do Concurso Vassouras Prata®, Ouro® e Platina®2024. O concurso destina-se a municípios, câmaras municipais, associações de municípios, prestadores de serviços, empresas de engenharia, consultoras, fabricantes de bens de equipamento, instalações de gestão de resíduos e de gestão de resíduos urbanos, universidades, centros tecnológicos e de formação, etc. O concurso é uma tentativa de valorizar as ações realizadas para melhorar o nosso ambiente e promover a sustentabilidade, premiando os esforços destinados a estimular os avanços tecnológicos e de sensibilização que servem para melhorar a nossa qualidade de vida e proteger o ambiente.

A ASELIP reúne os principais operadores do setor da gestão dos resíduos urbanos. As empresas associadas atuam principalmente como contratantes das autoridades públicas proprietárias dos resíduos. Além disso, dispõem de instalações próprias para a gestão de resíduos comerciais e industriais, tanto perigosos como não perigosos. Algumas delas prestam os seus serviços noutros países que são líderes na recuperação de materiais e de energia, para os quais construíram e exploram instalações tecnicamente complexas e dispendiosas. Em suma, a sua atividade abrange a limpeza da via pública, o saneamento, as diferentes formas de recolha, o transporte, a transferência, o tratamento por diferentes processos e tecnologias, a recuperação das frações recuperadas e, finalmente, a eliminação dos rejeitados. Atualmente, as suas empresas associadas empregam mais de 115.000 pessoas de forma permanente, têm um volume de negócios anual de cerca de 4.000 milhões de euros e prestam os seus serviços a mais de 6.200 câmaras municipais e organismos locais, provinciais e regionais, servindo uma população de cerca de 39 milhões de habitantes, o que representa aproximadamente 80% da população espanhola.

A ASELIP vê como uma grande referência e oportunidade para o sector do Saneamento Urbano, Economia Circular e Tratamento uma feira com as características da TECMA, uma referência para esta indústria.

#TECMA

Más información: https://www.ifema.es/tecma

 

SRR

Com a comercialização já em curso, espera-se um crescimento de 30% tanto na representação de empresas como no espaço de exposição.

As empresas do setor da reciclagem e recuperação vão abordar os desafios que enfrentam no futuro imediato, num contexto de alterações legislativas e avanços tecnológicos. Terão essa oportunidade na 8ª edição da Feira Internacional de Recuperação e Reciclagem, SRR, num evento que tem despertado muito interesse entre o sector, razão pela qual se espera que cresça 30% tanto em representação comercial como em espaço de exposição, em comparação com a edição anterior em 2022.

Estas previsões encorajadoras incentivam a feira líder em Espanha para a Economia Circular, promovida pela Federação Espanhola de Recuperação e Reciclagem, FER, a organizar, paralelamente à parte de negócios e networking da exposição, uma intensa agenda de conferências, palestras e mesas redondas, que constituem um espaço de análise e conhecimento, graças à participação da própria FER e do resto das associações sectoriais presentes na SRR (AEDRA, REPACAR, AENOR, ANAREVI, ANARPLA, ANAVAM, FEDAO, SIGRAUTO, e com a colaboração da Comunidade de Madrid e da Câmara Municipal de Madrid). Nos dias 19 e 20 de junho, a FER organiza o XXI Congresso Nacional de Recuperação e Reciclagem.

A SRR irá desenvolver uma intensa campanha de comunicação e marketing dirigida aos profissionais de todos os sectores da Economia Circular, Reciclagem e Recuperação.

A Feira está também a organizar um programa de compradores nacionais e internacionais, focado nos mercados de maior interesse para o setor, como Portugal, Itália, Alemanha e Reino Unido, de forma a oferecer aos expositores novas oportunidades de crescimento e expansão.

#SRR

Más información: https://www.ifema.es/srr

 

FORO DE LAS CIUDADES DE MADRID

A sexta edição do FÓRUM CIDADES MADRID 2024 acolherá uma visão multidisciplinar sobre o futuro urbano em torno de três eixos principais que abordarão o planeamento regenerativo das cidades e os planos de ação da Agenda Urbana; a nova gestão dos espaços verdes e o novo paradigma das cidades circulares. No total, serão abordadas 25 abordagens temáticas com a presença de 50 cidades espanholas e latino-americanas e numerosas organizações de especialistas e associações temáticas.

Esta nova edição, que conta mais uma vez com a colaboração especial da Câmara Municipal de Madrid, centrar-se-á especialmente nas cidades que estão a implementar a Agenda Urbana Espanhola através dos seus Planos de Ação, bem como nas que pertencem a diferentes redes urbanas e projetos nacionais e europeus em áreas como a regeneração, a economia circular, a mobilidade sustentável, a luta contra as alterações climáticas, a inovação aplicada à melhoria dos serviços públicos ou o desenvolvimento de infraestruturas verdes. No total, 25 temas completarão o programa do FÓRUM.

Prevê-se a participação direta de cerca de 50 cidades, com a presença de meia dúzia de cidades ibero-americanas graças à colaboração com a União das Cidades Capitais Ibero-Americanas, UCCI, bem como de organizações e entidades líderes no mundo urbano, como o Ministério da Habitação e Agenda Urbana, MIVAU; a Federação Espanhola de Municípios e Províncias, FEMP; UN-Habitat, URBACT; a Rede Espanhola de Cidades pelo Clima e a Associação Nacional de Empresas Públicas Ambientais.

Entre as mais de 50 organizações que colaboram com o FÓRUM, encontram-se a Comissão Europeia, o Observatório 2030 do Conselho Superior de Arquitectos, CSCAE; a Associação Espanhola de Arquitectos Paisagistas, AEP; a Associação Sustentabilidade e Arquitetura, ASA; Paisaje Transversal-Office of Integral Urban Planning; a Associação Espanhola de Parques e Jardins Públicos, AEPJP, e o Grupo de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade (GIAU+S) da UPM, entre outros.

Durante o FÓRUM CIDADES MADRID 2024 será possível visitar a terceira edição das Boas Práticas Urbanas com os painéis explicativos dos projetos recebidos e selecionados, e assistir à apresentação da segunda edição do Prémio Árvore, que terá lugar na quarta-feira, 19 de junho, às 14:00. Será ainda possível conhecer as principais conclusões do documento que será apresentado pelo Grupo de Trabalho sobre Economia Circular do Fórum, coordenado pela UPM e com mais de 20 entidades colaboradoras.

Apresentação das candidaturas à segunda edição do Prémio Árvore:
https://www.ifema.es/foro-ciudades/candidaturas-premio-arbol

Apresentação de projetos para a Exposição de Boas Práticas:
https://www.ifema.es/foro-ciudades/exposicion-buenas-practicas

Cities
@Forociudadesmad
#forociudadesmad
https://www.linkedin.com/in/foro-de-las-ciudades-ifema-619b90197/

Más información: https://www.ifema.es/foro-ciudades

 Mais Informações:
Jesus González  | jesusg@ifema.es
Tel.: +34 627-70.60.73
Helena Valera | evalera@ifema.es
Tel.: 629-64.42.08