Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

A atualização da estratégia industrial da UE salienta a necessidade de acelerar as transições ecológica e digital. Entre os vários instrumentos, a Comissão propôs a co-criação, em parceria com a indústria, as autoridades públicas, os parceiros sociais e outras partes interessadas, de percursos de transição para os diferentes ecossistemas industriais (saiba mais sobre os EU Transition Pathways)

De 24 de julho a 19 de setembro, decorreu uma consulta pública orientada para iniciar o processo de desenvolvimento de um percurso de transição para o ecossistema agroalimentar. Os serviços da Comissão, prepararam um documento de trabalho delineando as principais questões relevantes para o ecossistema, a fim de servir de base a uma via de transição para um ecossistema agroalimentar mais resiliente, sustentável e digital. As perguntas desta consulta abrangeram a competitividade sustentável, bem como aspectos do quadro regulamentar, da inovação, do investimento, das infra-estruturas e da dimensão social e do mercado interno (entre outros).

Com base no trabalho realizado no PestNu (tarefa 7.2, workshops nacionais, questionários, etc.), a APEMETA apresentou algumas das suas principais conclusões nesta consulta pública e engajou-se nas demais ações relacionadas, nomeadamente participando nos três workshops destinados a explorar melhor algumas das ações previstas no documento: Adoção de tecnologias digitais para um ecossistema industrial agroalimentar resiliente e sustentável, Investimentos e financiamento no ecossistema industrial agroalimentar, Novos modelos de negócio e apoio às PME para um ecossistema industrial agroalimentar resiliente.

Em outubro e novembro de 2023, a DG GROW organizou estes 3 workshops online para as partes interessadas, facilitados por um moderador externo e que incluíram também apresentações de outras direções da Comissão, como a DG RTD e a DG AGRI.

Através de esforços de colaboração, o objetivo foi co-criar com todas as partes interessadas deste ecossistema acções concretas que devem ser tomadas para garantir a resiliência e realizar a transição ecológica e digital.

As conclusões destes eventos desempenharam um papel fundamental na definição do conteúdo da versão final da via de transição para o ecossistema industrial agroalimentar.

Mais informações:
Departamento de Projetos e Serviços APEMETA | Rita Silva |rita.silva@apemeta.pt