Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Número do projeto | POCI-02-0752-FEDER-014565
Designação do Projeto: AMEX II – AMBIENTE E EXPORTAÇÃO II
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Norte e Centro
Entidade beneficiária | APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
Data da aprovação | 18-01-2016
Data de início | 29-01-2016
Data de conclusão | 26-07-2018
Custo total elegível | 620.647,72€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 527 550,56

 
OBJETIVO ESTRATÉGICO
APEMETA com este projeto, pretende identificar oportunidades e constrangimentos de acessos a novos mercados, desenvolver processos colaborativos de internacionalização, através do desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos e ainda atividades de prospeção, com o aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na penetração em novos mercados.
A APEMETA definiu um conjunto de atividades que constituem o projeto de investimento designado AMEX II – Ambiente e Exportação, que visa reforçar os pontos fortes, corrigir ou eliminar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e identificar as ameaças para o setor das Tecnologias Ambientais Português.
Desta forma, o grande objetivo estratégico é prover as empresas de informação essencial sobre mercados internacionais e dar a conhecer a todas as empresas associadas, e não associadas, as oportunidades de negócios existentes nos diversos mercados e ainda reforçar estratégias coletivas de internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações e da visibilidade internacional de Portugal, posto isto a APMETA prevê desenvolver as seguintes ações:
– Campanhas coletivas de promoção internacional, nomeadamente através da participação da APEMETA em Feiras Internacionais do setor do Ambiente; definição de campanhas de meios para a promoção da imagem do setor das Tecnologias Ambientais e oferta nacionais nos mercados internacionais através da criação do site do projeto AMEX II, para a disseminação da informação, como por exemplo, partilha das capacidades de realização das empresas do setor, divulgação das tecnologias disponíveis, capacidades instaladas, experiencias e resultados alcançados, e ainda para a promoção da imagem a APEMETA irá ter presenças institucionais com Stand em certames internacionais de referência;
– Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados, através da elaboração de guias de acesso ao mercado e desenvolvimento de coletâneas legislativas para conhecimento do contexto legal e regulatório nos mercados alvo;
– Concretização de ações de divulgação do setor Ambiente Português, através de ações de Benchmarking e contactos/protocolos com associações congéneres;
– Desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, através da renovação do site da APEMETA e da atualização do diretório, da criação do site do projeto AMEX II – Ambiente e Exportação e da renovação do PORTAL DAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM PORTUGUÊS. Estas plataformas são de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos, onde é feita a divulgação de protocolos com entidades congéneres, atualização de notícias do setor ambiental, divulgação de oportunidades de negócio no setor, publicação de legislação atualizada, etc.;
– Promoção internacional da oferta de produtos e serviços diferenciados e de maior valor acrescentado. A APEMETA pretende fazer a sua promoção por diferentes meios, tais como, pelo site do projeto AMEX II – Ambiente e Exportação do PORTAL DAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM PORTUGUÊS, do site institucional da APEMETA, trípticos em 3 línguas diferentes (Português, Inglês e Castelhano), divulgação e disseminação de informação em encartes locais e/ou nacionais de elevada tiragem nos mercados externos, com o objetivo de divulgar a presença e objetivos dessa mesma presença e ainda seminários de divulgação do projeto.
– Atividades de prospeção, com aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na entrada em novos mercados, por intermédio de ações de benchmarking e contactos/protocolos com associações congéneres, persecução de contactos ao abrigo de protocolos já existentes e procura de novos interlocutores institucionais com o objetivo de reformar e diversificar canais de transferência de conhecimento. Propagação e disseminação de atividades desenvolvidas ao longo do projeto no site do mesmo.

 
OBJETIVOS OPERACIONAIS
Como objetivos operacionais a APEMETA pretende efetivar a criação de ferramentas de apoio a empresas que pretendem internacionalizar-se e/ou que estão com o seu processo de internacionalização em curso, nomeadamente através da criação de Guias de Acesso, Compilação de Legislação Ambiental de Mercados e ainda através de ações de informação aos mercados sobre a realidade nacional (Benchmarking) e presenças institucionais em certames internacionais de referência.
 
A Associação pretende ainda organizar encontros com entidades externa de África incluindo os PALOP, da América do Sul e Central de forma a facilitar a internacionalização direta das empresas e, simultaneamente, promover a abertura a esses mercados.
A necessidade de agregar competências, capacidades de resposta e realização nos mercados externos maioritariamente caracterizados por condições de acesso, volume de negócios, capacidades instaladas, garantias bancárias, experiência prévia em mercados externos ou instituições financiadoras, inalcançáveis pela maior parte das empresas Portuguesas (PME’s) ativas no setor do ambiente. Conscientes deste facto e simultaneamente certos do potencial exportador do saber e saber-fazer do tecido empresarial Português propomos também a realização de uma plataforma que facilite e promova o estabelecimento das necessárias relações institucionais entre as empresas ativas no setor que pretendam alcançar pela cooperação novos mercados que pelas suas exigências formais não estão acessíveis às empresas individualmente.
 
PRINCIPAIS RESULTADOS
1. A APEMETA realizou 15 protocolos de colaboração, dos quais 10 em novos mercados (México – 2; Uruguai – 3; Costa Rica – 3 e Namíbia – 1; África do Sul – 1; Índia – Goa – 1), e 4 em mercados já conhecidos (Colômbia -1; Panamá – 1; Peru – 1 e Angola – 1), considerando por isso que a meta foi atingida, tendo em conta que o referencial de partida eram 6 protocolos.
2. Todas as empresas que responderam ao inquérito de satisfação das acões de internacionalização realizadas pela APEMETA (Missões Inversas, sessão de estudos, sessão inaugural e sessão de encerramento), afirmaram que o evento correspondeu às suas espectativas em termos de informação disponibilizada, considerando portanto a meta atingida.
 
Indicadores relevantes na perspetiva do beneficiário/projeto
1. Tiveram acesso às ferramentas disponibilizadas pela APEMETA cerca de 612 entidades, das quais 174 em sessões públicas do projeto AMEX II (IV EITA – 33; V EITA – 34; Sessão de Estudos – 29; Sessão de Encerramento – 78), cerca de 250 em seminários/workshops da APEMETA, e cerca de 188 descarregamentos online.
2. Nas suas ações de Benchmarking, a APEMETA contactou, com mais de 120 empresas/entidades. Número sustentado pelos relatórios da atividade.
3. A APEMETA contactou cerca de 123 entidades, durante a sua presença em certames institucionais. Número sustentado pelos relatórios das atividades.
4. Foram realizadas cerca de 27.544 visualizações a conteúdos relacionados com o projeto AMEX II – Ambiente e Exportação.
5. A APEMETA tem conhecimento de algumas empresas portuguesas que estabeleceram/tentaram estabelecer parcerias empresariais internacionais. A APEMETA continua a recolher informação acerca das empresas-alvo do projeto que se internacionalizaram.
6. Foram realizados os 7 encartes nos países onde decorreram os certames internacionais.
 
Mais informações:comunicacao.imagem@apemeta.pt Tel: 22 606 20 25 www.amex-apemeta.pt