O WEEELABEX é uma organização Europeia, criada em Abril de 2013, com a missão de desenvolver ferramentas de auditoria que promovam a excelência no tratamento de REEE. Enquanto membro fundador, a Amb3E participou no desenvolvimento das normas que definem os requisitos de qualidade específicos para o tratamento e reciclagem de REEE. Estas exigem a implementação de regras operacionais e tecnológicas com a realização de testes de tratamento e análises químicas, bem como requisitos administrativos rigorosos.
O selo de qualidade do WEEELABEX, e a consequente harmonização das regras de mercado, é tanto mais importante quando se tratam de REEE com substâncias nocivas para a saúde humana e para o ambiente, tais como metais pesados e CFCs.
Pedro Nazareth, Director Geral da Amb3E, salientou: ”É essencial a internalização deste normativo no regime jurídico nacional, o que aliás foi aplicado na Holanda que apresenta o maior número de certificações, enquanto instrumento determinante para a melhoria do desempenho ambiental dos intervenientes na cadeia de valor dos REEE e para a mitigação das distorções no mercado interno. Nesse sentido, é de suma importância que a Agência Portuguesa do Ambiente defina os critérios que devem servir de base ao tratamento destes resíduos, de modo a estabelecer um padrão harmonizado de desempenho ambiental entre operadores, promotor de uma concorrência sem enviesamentos.”
Em 2014, a Amb3E desencadeou o processo de implementação das normas do WEEELABEX nos parceiros da Rede Eletrão e continua a trabalhar no sentido de alargar o número de operadores da rede certificados. Nessa linha, financiou, integralmente, as auditorias WEEELABEX realizadas em 2015, que suportaram as certificações atribuídas. Assumindo o compromisso com a qualidade, a Associação orgulha-se de ter como parceiro um dos cinco recicladores de toda a Europa que trata quatro fluxos de REEE, incluindo monitores e frigoríficos (com maior perigosidade), que trabalha em exclusivo para a Rede Eletrão, com certificação WEEELABEX.
Números WEEELABEX:
112 Operadores listados, em 11 países da União Europeia, dos quais o líder é a Holanda, que tem as normas inscritas na legislação;
Apenas 5 operadores listados contemplam os 4 fluxos de REEE, um dos quais a Interecycling.
Para mais informações, contacte: Isabel Freire Tel. 351 21 3588023 | Mobile + 351 93 5550271ifreire@gci.pt
Publicado a 29 de fevereiro 2016