Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Os desafios do setor da água, desde a sua captação, tratamento e distribuição, face às alterações climáticas, a escassez e à necessidade de um consumo mais sustentável em todos os setores de atividade foram tema de discussão e análise no Simpósio Luso Alemão subordinado ao tema “Soluções de Gestão de Águas e Águas Residuais, incl. Escassez de Água, em Portugal”.

Este evento realizou-se no âmbito da Missão Empresarial com o mesmo nome, da qual fazem parte também reuniões B2B, que decorrem nos dias subsequentes.

Depois dos cumprimentos iniciais do Diretor Executivo da CCILA, Thorsten Kötschau, o programa do Simpósio iniciou-se com um vídeo de apresentação do German Water Partnership, o Cluster Alemão para o Setor da Água.

Depois das apresentações das oito empresas alemãs presentes – Aerzener Maschinenfabrik GmbH, bgu Umweltschutzanlagen GmbH, Harbauer GmbH, HeGo Biotec International GmbH, Omerastore GmbH, Rädlinger primus line GmbH, Rudolf Messner Umwelttechnik AG e systec Controls Mess- und Regeltechnik GmbH – o evento prosseguiu com o Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Carlos Pimenta Machado. Numa apresentação muito interessante sobre “Os Desafios da Gestão da Água em contexto de Alterações Climáticas”, Pimenta Machado traçou um quadro da situação atual do setor da água em Portugal, com dados sobre aspetos tão diversos como a qualidade da água, as perdas reais ou os serviços de saneamento, entre outros. O Vice-Presidente da APA enumerou também as medidas destinadas ao setor da água no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A finalizar, Pimenta Machado falou sobre os vários desafios do setor, como os Pactos Regionais para a Água, a gestão dos rios transfronteiriços ou as alterações necessárias ao nível do consumo.

O painel de debate sobre “Novos Desafios e Tecnologias na Gestão de Águas e Águas Residuais, com foco na Recuperação e no Reuso de Águas Residuais Tratadas em Portugal” reuniu os especialistas Eduardo Marques, Presidente da Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente (AEPSA), Filipa Newton, Head of Sustainable Innovation na Agência para a Energia (ADENE), Pedro Vaz, Vogal do Conselho de Administração da AdP-Águas de Portugal e Sara Correia, Policy Officer da ZERO-Associação Sistema Terrestre Sustentável, sob moderação de Carlos Oliveira, da Associação Portuguesa de Empresas e Tecnologias Ambientais (APEMETA).

Os especialistas presentes abordaram questões tão diversas como a disponibilidade da água necessária aos consumos, da sua qualidade, da sua captação e do seu tratamento. Verificou-se que a solução destes desafios poderá trazer outras questões como a gestão energética, a gestão de resíduos resultantes de processos como a dessalinização ou ainda a manutenção dos sistemas tarifários tal como existem agora ao nível dos municípios.

Vítor Barroso, Senior Scientist do Instituto Fraunhofer Portugal AWAM, trouxe um exemplo de uma parceria luso-alemã bem-sucedida, com os vários projetos desenvolvidos por esta instituição com o Instituto Fraunhofer Portugal AICOS, a Universidade de Évora ou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Simpósio terminou com informação não menos importante sobre os apoios financeiros aos quais as empresas podem recorrer, incluindo dicas praticas para as mesmas que procuram uma abordagem de sucesso aos respetivos programas, um tema que foi abordado por Carlos Corsino da Silva, da Stratia.

Mais informações:
https://www.ccila-portugal.com/pt/