Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Os participantes deste Simpósio terão oportunidade de obter em primeira mão informações sobre as novidades e projetos que estão a ser desenvolvidos nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais na Alemanha e em Portugal. A escassez de água, um dos temas de grande atualidade – e grande preocupação social e económica – em Portugal, terá um destaque especial.

A APEMETA estará presente no painel sobre Oportunidades e Desafios da Gestão de Águas e Águas Residuais em Portugal. Inscreva-se!

Além de vários oradores de referência, especialistas nas suas áreas de atuação, estão presentes nesta iniciativa também oito empresas alemãs que irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadores bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.

Nos dias seguintes ao Simpósio realizam-se reuniões B2B pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre os participantes alemães e potenciais parceiros portugueses.

As oito empresas alemãs que pretendem estabelecer parcerias com empresas portuguesas e apresentar as suas soluções:

Aerzener Maschinenfabrik GmbH
bgu-Umweltschutzanlagen GmbH
Harbauer GmbH
HeGo Biotec International GmbH
Omerastore GmbH
Rädlinger primus line GmbH
Rudolf Messner Umwelttechnik AG
systec Controls Mess- und Regeltechnik GmbH
Em Portugal, o gasto médio por consumidor é cerca de 190 litros de água por dia. No entanto, a falta de chuva está a agravar cada vez mais a situação hídrica do país, resultando numa grave seca em 2022, considerada pelas autoridades como a pior dos últimos 100 anos. Ao mesmo tempo, perdem-se 1,94 mil milhões de litros de água por ano. Existe, portanto, ainda um grande potencial na reutilização de água de esgoto, da água da chuva, bem como no tratamento de lodo.

Com a crescente importância global da mitigação das alterações climáticas e cenários climáticos que apontam para uma evolução negativa da precipitação em algumas regiões de Portugal, programas estratégicos como o Programa Nacional de Investimento (PNI 2030) ou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) visam disponibilizar recursos financeiros para medidas de adaptação e mitigação climáticas, bem como a promoção do nexo água-energia, o desenvolvimento económico e social e a promoção da qualidade ambiental, de modo a acelerar a introdução de tecnologias e conceitos correspondentes.

A Alemanha reúne um vasto conhecimento no setor de Gestão de Águas e Águas Residuais e apresenta diversas propostas que poderão contribuir para a resolução dos respetivos desafios e proporcionar parcerias bilaterais.

Esta iniciativa é organizada em colaboração com a APEMETA-Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e outros parceiros, a APA-Agência Portuguesa do Ambiente, AEPSA-Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente, Fraunhofer Portugal AWAM-Fraunhofer Center for Smart Agriculture and Water Management, a ZERO-Associação Sistema Terrestre Sustentável – e com os parceiros alemães – German Water Partnership-Associação de Empresas na Área de Gestão de Águas e Águas Residuais, VDMA-Associação Alemã de Máquinas e Equipamentos de Processo, Fraunhofer IKTS-Fraunhofer Instituto para Tecnologias e Sistemas Cerâmicos, bem como a consultora eclareon GmbH – e conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Ação Climática (BMWK).

Mais informação:
https://tinyurl.com/ynbbcz8c
Betina Marreiros | betina-marreiros@ccila-portugal.com
Tel. 934 789 081