Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Nos dias 6 e 7 de outubro 2022, realizou-se a 2ª Reunião Plenária do projeto PestNu em formato híbrido (presencial e remoto), na Universidade de Évora, organizado pela AgroInsider com o apoio da Apemeta, os parceiros portugueses do consórcio do projeto.


A reunião permitiu a todos os líderes de tarefas e atividades partilhar o trabalho feito e futuras ações no âmbito de todos os Work Packages deste projeto Europeu focado na utilização de soluções digitais e práticas ecológicas para a redução da utilização de pesticidas e da perda de nutrientes.

Todos os 20 parceiros de 9 países europeus tiveram oportunidade de partilhar a sua opinião e contribuir para resolução de aspetos técnicos e não técnicos importantes para assegurar o progresso dos trabalhos. No segundo dia decorreram mesas redondas dedicadas às principais áreas técnicas focadas pelo projeto, alinhando-se assim os esforços para a prossecução dos objetivos e sucesso do PestNu. Foi ainda possível fazer uma visita técnica à Herdade do Esporão, que permitiu conhecer e aprender da experiência de quem opera no campo procurando a Sustentabilidade.

Entre os resultados destes primeiros 12 meses destacam-se:

  • A análise sistémica de aspetos relevantes para assegurar a sustentabilidade e resiliência da produção alimentar de alimentos saudáveis, nutritivos, seguros e acessíveis para todos

Graças ao sucesso alcançado com a adesão de operadores, instituições públicas e privadas e cidadãos aos questionários promovidos pelo PestNu, foi possível ao consórcio perceber quais os requisitos e necessidades dos principais atores da cadeia do prado ao prato a ter em conta no desenho e arquitetura das inovações em desenvolvimento, assim como nos testes e demonstrações que irão decorrer futuramente. Adicionalmente o PestNu fez também uma análise sistémica e aprofundada, numa lógica de benchmarking, das inovações DST&AOP à luz, entre outros, dos dados dos mercados europeu e global e dos objetivos traçados pelas políticas europeias no âmbito do Green Deal (os relatórios com estes resultados estarão brevemente disponíveis para consulta pública sob a forma de deliverables, no website do projeto)

  • A construção, no website pestnu.eu de uma plataforma digital de suporte ao setor

Já online, o website www.pestnu.eu disponibiliza diversas ferramentas atuando como plataforma digital de apoio ao setor Agrícola e demais atores. Para além da disseminação do projeto e relatórios de resultados, na Plataforma Digital do PestNu é possível aceder a Boas Práticas, materiais de suporte à Capacitação sobre as diversas tecnologias e práticas desenvolvidas, tendências de Mercado e instrumentos de Planeamento (nos diversos países do consórcio).  A plataforma permitirá ainda, a todos os registados, o acesso uma ferramenta de matchmaking focada em Oportunidades de Negócio e Investimento. Para acompanhar todas estas novidades, todos os potenciais stakeholders poderão inscrever-se utilizando o botão sign in logo na página inicial.

Após estes dois dias de trabalho os parceiros saíram motivados e alinhados para a prossecução dos objetivos dos próximos seis meses! Um agradecimento especial à AgroInsider pela hospitalidade em Évora!

Mais Informações:
Departamento de Projetos e Serviços APEMETA | Rita Silva |rita.silva@apemeta.pt