Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

A APEMETA e a AgroInsider, parceiros Portugueses do consórcio do projeto PestNu, promoveram, neste Primeiro Workshop Nacional de Divulgação e Promoção de Sinergias, a apresentação do projeto, âmbito, objetivos e impactos esperados. Houve ainda a possibilidade de apresentar em maior detalhe algumas das inovações trazidas pelo projeto, nomeadamente o Agroradar, biopesticidas para a gestão de doenças vegetais e programas de nutrição para agricultura biológica. Complementarmente, o evento constituiu-se como uma plataforma de debate e partilha dos diversos agentes do Prado ao Prato acerca de aspetos chave para a transição sustentável dos sistemas alimentares.

A sessão de abertura contou com o Presidente da APEMETA, Carlos Iglézias e com o Diretor Geral da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Claudino Matos, responsável pela organização da 38ª edição da Ovibeja, com o tema “Como alimentar o Planeta?”.

No painel da manhã, Rita Barros Silva, da APEMETA apresentou o Projeto PestNu, as inovações que trará nos domínios das tecnologias digitais e espaciais e das práticas agro-ecológicas e biológicas, os objetivos, atividades e impactos esperados. O enquadramento técnico e regulatório foi aprofundado pela Subdiretora Geral da Alimentação e Veterinária, Paula Cruz Garcia, que contextualizou e focou sobretudo a atual situação da Diretiva e regulamentação comunitárias, em transição para uma maior promoção da proteção integrada no domínio da utilização sustentável dos pesticidas e acolhimento da inovação. Também Nuno Serra, Diretor de Operações da BGI e Presidente da Direção do Food4Sustainability Colab contribui para um melhor conhecimento do enquadramento nacional aprofundando os Polos (Europeus) de Inovação Digital, nomeadamente as competências do polo nacional para a agricultura e agro-indústria e as oportunidades de financiamento na digitalização da agricultura sustentável.

Após uma pausa de café e networking o workshop contou com a mesa redonda “Todos contam” em que Alfredo Sendim, Agricultor do Montado do Freixo do Meio testemunhou aspetos-chave e desafios da visão integrada da agroecologia regenerativa na produção agrícola, António Vasconcelos, membro da liderança do INSURE.hub (UCP) destacou a Sustentabilidade como força motriz da mudança nos atores a jusante da cadeia do prado ao prato e Cristina Ferreira, Consultora e Formadora da área Bio, da Lipor, testemunhou o caminho de 20 anos desta instituição em vários projetos de educação ambiental para envolvimento com os cidadãos como fator chave de disseminação da agricultura biológica.

Depois do almoço e da visita à Ovibeja, no painel da tarde, moderado por Rafael Marques (sócio e fundador da AgroInsider), Patrícia Lourenço (Gestora de Inovação e de Projectos da AgroInsider) apresentou em maior detalhe o Agroradar, a inovação trazida por este parceiro do consórcio PestNu para a monitorização agrícola (de plantas e e solos) e tomada de decisão. O potencial das tecnologias digitais e espaciais foi ainda aprofundado com o contributo de Fernando do Rosário, Presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches com o testemunho da utilização deste tipo de tecnologias e também Carolina Sá, Responsável pela Observação da Terra na Portugal Space, que elencou as oportunidades desta área para a agricultura, não só em termos técnicos mas também de financiamento. No domínio das práticas agroecologicas Herminia de La Varga, responsável pelos projetos de I&D da Fertinagro Biotech apresentou as inovações que este parceiro Espanhol do consórcio trará no âmbito do PestNu, nomeadamente produtos (biofertilizantes e biopesticidas) e programas integrados de gestão de nutrientes e pragas como ferramenta para o incremento produtivo. Seguiu-se um momento de debate sobre os já reconhecidos benefícios mas também desafios da adoção destas ferramentas pelos produtores agrícolas ao nível técnico, de gestão, e também económico.

A sessão de trabalhos encerrou após um resumo dos diversos pontos destacados durante o dia onde se incluem o reconhecimento, pelos agentes produtivos, do valor acrescentado trazido pelas novas tecnologias e a abertura à sua utilização e incorporação no quotidiano produtivo.

No entanto foi transversal a identificação da necessidade de contínua interação e cooperação entre os diversos atores da cadeia de valor do Prado ao Prato para alinhamento de visões e complementaridade de competências, nomeadamente pela transferência de conhecimento, por via da formação, demonstração e sensibilização, para suporte ao ajuste e redefinição de modelos de negócio pelas diversas partes interessadas, dos agricultores à indústria e retalho, e sensibilização do consumidor para os impactos positivos, diretos e indiretos, na economia, saúde, ambiente, e também sociais, decorrentes da produção e consumo de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

O evento contou com uma audiência de cerca de 70 pessoas em sala, desde estudantes, academia, agricultores, empresas de produtos e serviços agrícolas e também cidadãos.

A APEMETA, a AgroInsider e todo o consórcio PestNu agradecem mais uma vez disponibilidade e acolhimento pela Ovibeja, e o envolvimento de todos os que participaram neste evento como oradores, moderadores e assistindo às diferentes sessões!

Poderá encontrar mais informação sobre o PestNu no site do projeto www.pestnu.eu onde pode também subscrever a newsletter do projeto para receber informação periódica ou no site da APEMETA. Pode também seguir o projeto nas redes sociais Linkedin, Facebook e Twitter!

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 101037128.

Mais informações: