Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O projeto PestNU é uma Ação de Inovação que visa o suporte à Estratégia Europeia do Prado ao Prato (Farm to Fork), e tem como foco principal a redução da dependência de pesticidas perigosos, na redução da perda de nutrientes nos solos e dependência do uso de fertilizantes, rumo à poluição zero da água, solo e ar.

Reúne 20 parceiros de 9 países europeus estando Portugal representado pela APEMETA e a Agroinsider. A coordenação está a cargo do CERTH (Grécia). A duração do projeto é de 3 anos (01/10/2021 – 30/09/2024).

Este ambicioso projeto europeu visa testar e demonstrar novas Tecnologias Digitais e baseadas no Espaço (Digital Space Technologies, DST), combinadas com Práticas Agroecológicas e Orgânicas/Biológicas (Agroecological and Organic Practices, AOP) numa abordagem sistemática para reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes e perda de nutrientes.

Para além da demonstração em campo das diversas tecnologias emergentes, este projeto faz uma forte aposta numa abordagem multi-atores a multi-setorial. Prevê o envolvimento de todo o tipo de participantes, dos agricultores às empresas, consumidores e cidadãos, passando por investidores, empreendedores, PME, jovens profissionais, ligando o setor agro-alimentar ao do ambiente e ao das tecnologias da informação entre outros, assim como uma estreita ligação com a Comissão Europeia, decisores e reguladores.

No projeto a APEMETA terá como missão:

  • a dinamização de ações abertas de Ciência e Inovação, assim como atividades de clustering, numa abordagem multi-atores e intersectorial;
  • a contribuição para as atividades de normalização;
  • a coordenação do plano de ação para a exploração de resultados e estimulo ao investimento nas inovações sistémicas de DST e AOP;
  • a coordenação com os decisores políticos e grupos operacionais ao nível de Portugal e também da EU;
  • a dinamização de eventos, questionários, entrevistas, seminários e formações do Projeto em Portugal;
  • a caracterização das necessidades e contextos regionais e sectoriais (ambientais, socioeconómicos, geográficos e culturais);
  • a coordenação da análise de ciclo de vida ambiental e a integração das várias análises de ciclo de vida e recomendações-

 

Poderá saber mais sobre o projeto AQUI

Quer ficar a saber mais? Também tem projetos nesta área? Tem tecnologias nestes domínios? Trabalha com atores desta cadeia de valor? Junte-se a nós e subscreva a lista de contactos do projeto para receber toda a informação relevante!

No passado dia 25 de outubro teve lugar a reunião inaugural do projeto, onde foram discutidos os eixos principais, o calendário e o ações dos parceiros.

Durante o mês de novembro e dezembro os trabalhos avançaram em várias frentes, estando já definido o Painel de Aconselhamento do projeto (Advisory Board) e em fase última de preparação os questionários previstos para o suporte a uma análise sistémica e profunda da cadeia do Prado ao Prato e que se destinam a operadores, entidades públicas e privadas intervenientes nesta cadeia e ainda a cidadãos interessados!

Fique atento a mais novidades do projeto PestNU nos meios de divulgação da APEMETA e siga o projeto nas redes sociais Linkedin, Facebook e Twitter.

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 101037128.

Mais informações: