Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O projeto PestNu visa trazer soluções sistémicas, numa lógica de economia circular ao longo da cadeia de produção de alimentos do Prado ao Prato (Farm-to-Fork), usando tecnologias digitais e espaciais de ponta (DST) combinadas com práticas agroecológicas e orgânicas (biológicas) (AOP) para reduzir a dependência de pesticidas perigosos; reduzir as perdas de nutrientes de fertilizantes, visando a poluição zero da água, solo e ar e, em última análise, a redução do uso de fertilizantes.

Ao longo de 36 meses (2021-2024) o consórcio PestNu tem como objetivos implementar, melhorar, testar em campo e demonstrar novas DST (por exemplo, robôs, sensores, sistemas de Observação da Terra das condições das colheitas, etc.) combinadas com AOP (por exemplo, sistemas de reciclagem automáticos de águas residuais agrícolas, biofertilizantes, biopesticidas, etc.) em novos sistemas de produção de alimentos em economia circular, como aquaponia e sistemas de horticultura circular como estufas hidropónicas fechadas/semifechadas e em cultivo de vegetais em campo aberto, sob diferentes condições, solos e culturas (tomate, pepino, pimento).

Com uma lógica multi-atores a multi-setorial, o Projeto prevê o envolvimento dos vários operadores da Cadeia do Prado ao Prato quer seja pela recolha das suas opiniões, preparação de atividades e iniciativas direcionadas, desenvolvimento de uma plataforma digital de agro-advisory, entre outros.

Agricultores (ex. proprietários de hidroponia e aquaponia, etc), Agentes agrícolas (ex. associações, cooperativas, comerciantes e retalhistas de alimentos, etc.), Fornecedores e serviços agrícolas (comerciantes de pesticidas, fertilizantes, sementes, tecnologias, etc), Agrónomos ou outros profissionais do ramo, indústria (fertilizantes, pesticidas, hardware e software, developers de aplicações de TIC), comunidade técnica e académica (agrónomos, físicos e informáticos, microbiólogos, toxicólogos, técnicos de ambiente) são algum do público-alvo que queremos alcançar!

Se faz parte desta comunidade junte-se à nossa lista de contactos (preenchendo este formulário), contribua e fique a par de todas as novidades e resultados deste ambicioso projeto H2020!

Se conhece alguém que possa ter interesse, partilhe esta informação! Obrigada!

Pode também seguir o projeto nas redes sociais Linkedin, Facebook e Twitter!

 

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 101037128.

Mais informações: