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Identificação do projeto | Acordo de subvenção 101132945
Designação do projeto | ENNE+ – Enhancing VET National Networks through Eco- innovation (Reforço das redes nacionais de EFP através da eco-inovação)
Tipo de Ação | ERASMUS Lump Sum Grants
Programa e Eixo de Candidatura | ERASMUS-EDU-2023-PI-FORWARD-LOT2
Consórcio e entidade coordenadora | 10 parceiros, 5 países, coordenado pela European Grants International Academy (EGInA)
Data de início | 01/01/2024
Data de conclusão | 31/12/2026
Custo total elegível | 1.202.100 €
Apoio financeiro da União Europeia | 900.000 €
Apoio financeiro da União Europeia à APEMETA | 43.515 €

O projeto ENNE+ pretende dar seguimento a dois projetos financiados pela UE (projeto ENNE e projeto Greenovet) que estabeleceram/reforçaram, com sucesso, redes nacionais de prestadores de Ensino e Formação Profissional (EFP) em conjunto com a exploração das Comunidades de Prática Colaborativa existentes para a promoção dos quadros de competências da União Europeia.

O principal objetivo do projeto ENNE+ é reforçar a capacidade dos prestadores de EFP para contribuírem para a mudança transformadora e sustentável das suas comunidades locais, através de redes de networking, reforço de capacidades e atividades baseadas em desafios, no domínio da eco inovação.

O projeto visa melhorar as boas práticas já existentes e testadas com a Metodologia de Social Hackademy, adaptando-a ao sistema de EFP, testando-a diretamente em 4 países europeus (Itália, Portugal, Espanha e Áustria) e divulgando-a também na Bélgica e outros países europeus, graças ao envolvimento de 2 redes à escala europeia. 

As atividades do projeto vão promover a qualidade e atratividade do EFP, com um enfoque especifico no domínio da inovação ecológica e verde, através de:

  • Envolvimento das Redes Nacionais de Excelência EFP já existentes no desenvolvimento e integração de soluções e abordagens para a melhoria da atratividade do EFP, adaptando a metodologia Social Hackademy ao dominio do EFP e organizando Hackathons;
  • Criação de comunidades eco inovadoras, orientadas para o EFP, envolvendo-as na conceção, incubação e exploração sustentável de soluções de tecnologia verde;

Facilitar a partilha de conhecimentos entre organizações e o estabelecimento de parcerias para assegurar um impacto duradouro, a nível lcal, nacional e internacional. 

O CONSÓRCIO ENNE+ 

O projeto ENNE+ reúne 10 parceiros, envolvidos no EFP e no ensino superior, de 5 países e 13 parceiros associados:

Parceiros
European Grants International Academy, SRL | Itália
Sereco Biotest di Bilenka Oksana, SAS | Itália
Arts & Skills – Formação, Consultoria e Inovação, Lda | Portugal
APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas e Tecnologias Ambientais | Portugal
FPEmpresa – Asociación de Centros de Formación Profesional | Espanha
Innogestiona Ambiental, SL | Espanha
FH JOANNEUM Gesellschaft, mbH | Áustria
Wirtschaftskammer Steiermark | Áustria
EfVET | Bélgica
All Digital, AISBL | Bélgica

Membros Associados 
Ufficio Scolastico Regionale per la Campania | Itália
Università degli Studi di Perugia | Itália
Università degli Studi di Camerino | Itália
Regione Umbria | Itália
Ufficio Scolastico Regionale per l’Umbria | Itália
APEFOR – Associação Portuguesa de Entidades Formadoras | Portugal
Planetiers New Generation, Lda | Portugal
CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias T~extil e do Vestuário de Portugal | Portugal
APEPA – Associação Portuguesa das Escolas Profissionais Agrícolas | Portugal
Fundación FUNDECYT – arque Científico y Tecnológico de Extremadura | Espanha
Consejería de Educación, Ciencia y Formación Profesional | Espanha
Cámara Oficial de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de España | Espanha
Bildungsdirektion Steiermark | Áustria

PÚBLICO-ALVO

O projeto ENNE+ identificou 4 grupos público-alvo:

  • Professores/Formadores e aprendentes envolvidos na Educação e Formação Profissional inicial e contínua;
  • Organizações da Sociedade Civil e as comunidades locais em geral ligadas aos prestadores de EFP envolvidos nas atividades do projeto;
  • Organizações relevantes para o EFP, incluindo autoridades públicas, empresas, direções de escolas, etc.
  • Instituições Europeias, Agências Nacionais, etc.

IMPACTO ESPERADO 

Partcipantes

  • Os prestadores de EFP tirarão partido do reforço das redes nacionais de EFP existentes, que servirão de ponto de referência nacional para o ensino e a formação profissionais. Através desta iniciativa, as organizações terão a oportunidade de melhorar a qualidade do seu desempenho, melhorar os seus serviços e expandir a sua rede de parceiros de confiança, incluindo a nível europeu;
  • Os aprendentes EFP melhorarão os seus perfis profissionais, tirando partido de metodologias inovadoras que serão adotadas pelos prestadores de EFP, pelos centros de EFP e pelas escolas de EFP, adquirindo competências profissionais valiosas para responder às novas necessidades do mercado de trabalho;
  • O pessoal de EFP melhorará as suas competências através da aquisição de conhecimentos e do aprofundamento de conceitos, processos e ferramentas transferíveis para outras áreas de aprendizagem. 

Organizações Participantes

  • Reforço das competências em matéria de Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS), sustentabilidade e eco-inovação;
  • Criação de redes e disseminação – os parceiros do projeto partilharão experiências e boas práticas implementadas pelas instituições; 
  • Pessoal e aprendentes qualificados – o projeto proporcionará ao pessoal e aos aprendentes do EFP oportunidades de desenvolvimento profissional alinhadas com as prioridades europeias e nacionais.

Outros stakeholders

  • As organizações representativas do sector e empresas beneficiarão com pessoal e aprendentes com melhor formação;
  • As escolas e as autoridades não diretamente envolvidas no projeto terão a oportunidade de integrar a metodologia desenvolvida no seu sistema educativo, com base nos resultados e atividades do projeto.

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Mais Informações:
Leonor Cardoso | leonor.cardoso@apemeta.pt