Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Apreciação Global de Execução do Projeto

 

O Projeto da APEMETA, designado por Dinamização Internacionalização Sustentada, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, decorreu de 01-01-2012 a 30-09-2014.


No presente projeto a APEMETA solicitou excecionalmente a prorrogação da data de conclusão de 31 de dezembro 2013 para 30 de setembro 2014. Esta alteração por razões de estratégia de realização do projeto e dos objetivos a que a Associação se propôs, incidiu ao nível da calendarização, das atividades e do pessoal técnico. De referir que esta alteração não contemplou apenas o reagendamento de ações, mas também a reestruturação de algumas rubricas, que incluiu a reafectação de valores para rubricas novas.

No âmbito deste projeto foram produzidas diversas ferramentas com o desígnio de sustentar o processo de internacionalização dos setores das tecnologias ambientais, nomeadamente: o Guia de Acesso ao Mercado de Angola, São Tomé e Príncipe, Turquia e Marrocos, a Coletânea de Legislação Ambiental de Portugal, Angola e de São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde e Brasil, o Estudo Sectorial do Brasil – estado de São Paulo, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, e por fim, o Estudo sobre a Eco inovação.

Para garantir a boa execução das coletâneas de legislação ambiental, foram realizadas deslocações de acompanhamento da compilação a Maputo-Moçambique, São Paulo-Brasil e Cidade da Praia-Cabo Verde.

Nos anos 2012 e 2013 foram efetuadas várias ações de Benchmarking, nomeadamente, à FILDA – Feira Internacional de Luanda, FACIM – Feira Internacional de Maputo, Feira IE Expo Shanghai – Feira Internacional de Água, Resíduos, Reciclagem e Energias Renováveis, FICH – Feira Internacional de Construção e Habitação, e à FILDA – Feira Internacional de Luanda.

Foram também organizados 2 seminários, 1 dedicado à divulgação pública dos Guias de Acesso a Mercados, Estudos Sectoriais e Coletâneas de Legislação Ambiental e outro sobre os principais resultados das ações de Benchmarking.

Cumpriu-se com a elaboração de três vídeos temáticos sobre os setores da Água, Resíduos e Energias Renováveis, bem como a realização do respetivo trabalho de tradução e legendagem para Francês, Inglês e Castelhano.

Foram ainda realizados protocolos de colaboração com associações congéneres de Cabo Verde, Marrocos, Hungria, Angola, Chile, Argentina, Moçambique, Brasil e São Tomé e Príncipe. Devido à dificuldade de concretização do protocolo com a Argélia, optou-se por dar seguimento ao protocolo com a ACODAL, associação da Colômbia que chegou ao conhecimento da APEMETA através de contactos pessoais do Eng.º Carlos Iglézias, Presidente da APEMETA. No entanto, ressalva-se que a Colômbia já tinha sido previamente identificada para o estabelecimento de contactos com associações empresariais do sector. Foram também realizadas as duas Deslocações Semestrais previstas à EUCETSA – European Environmental Technology Suppliers Association, que decorreram em Bruxelas.

Foi efetuada a atualização do Site da APEMETA, bem como a sua tradução para Castelhano Francês e Inglês.

Procedeu-se ainda ao desenvolvimento conceptual e criativo de peças de comunicação sobre as Tecnologias Ambientais em Portugal, em particular sobre o sector da Água, Resíduos e Energia, cujo resultado é visível nas ações de publicidade em jornais de elevada tiragem em Angola e no Brasil.

As rubricas correspondentes à Atividade 9 – Desenvolvimento de Atividades com organizações internacionais em Portugal, referentes à realização de Workshops com PALOP’s e MAGREB, assim como as despesas associadas à realização dos eventos, foram alvo de reestruturações na medida em que se considerou mais pertinente abarcar outros países lusófonos e focar os encontros em determinadas áreas, nomeadamente, no Setor da Água, Resíduos e Energia. Foram assim realizados 3 Encontros Lusófonos, o 1º sobre o setor da água que decorreu de 11 a 14 de novembro 2013, o 2º sobre o setor da energia que decorreu de 15 a 20 de junho 2014 e o 3º sobre o setor de resíduos que decorreu de 30 de junho a 4 de julho 2014.

Foi ainda introduzida uma nova rubrica designada Coletânea de Jurisprudência sobre Ambiente – Decisões dos Tribunais Superiores Portugueses. A compilação deste documento justificou-se pela importância para as empresas do impacto prático da Legislação Portuguesa face aos casos concretos e decisões dos Tribunais Superiores sobre os mesmos.

O presente projeto teve uma execução financeira de 91%, contribuindo mais uma vez para o objetivo global do Programa Operacional que tem alavancado, e bem, as atividades da APEMETA em benefício das empresas participantes e da economia portuguesa.

A Associação e o Setor das Tecnologias Ambientais, em geral, faz um balanço bastante positivo do projeto uma vez que contribuiu para a melhoria da internacionalização das empresas Portuguesas do setor do ambiente através da criação de ferramentas e dos contactos estabelecidos. Estas ferramentas irão dar a possibilidade às empresas de se expandirem para o exterior de forma mais sustentada.

Os encontros organizados com entidades externas já proporcionaram e irão certamente potenciar ainda mais, a longo prazo, oportunidades de negócios com empresas nacionais.

Poderá consultar abaixo todos os trabalhos desenvolvidos pela APEMETA:

Ainda durante os 2 anos de implementação do Projeto, a AEP – Associação Empresarial de Portugal desenvolveu com o apoio do Programa Operacional Fatores de Competitividade os Projetos “INTERESIDUOS – Internacionalização do Setor Português da Gestão Integrada de Resíduos” e “Internacionalização do Setor Português da Água”, cujos objetivos são a identificação de oportunidades de negócio no mercado dos resíduos brasileiro para as empresas portuguesas e a promoção de condições para o aumento dos casos de sucesso de internacionalização nos mercados da Croácia, Polónia, Servia, Marrocos, Argélia, Angola, Moçambique e Brasil de empresas que atuam no setor da água, respetivamente. Os Projetos focam as intervenções numa visão macro e na otica de produtos.

Os resultados destes projetos podem ser consultados no seguintes sites promocionais:

http://inter-residuos.aeportugal.pt/

http://aguaglobal.aeportugal.pt/