Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

Com os mercados cada vez mais globais e competitivos é imperativo que as organizações procurem baixar os seus custos de operação, seja no produto ou serviço, mantendo a mesma qualidade.

Para que uma organização possa ser mais produtiva e rentável pode consegui-lo considerando os cinco pilares fundamentais, custo, prazo, qualidade, Segurança e Ambiente e isso só se consegue através da mudança de na forma como gerimos a obra, com a quebra de paradigmas, e seguir as metodologias internacionais já testadas, e com resultados efetivos de redução de custos e aumento de produtividade.

Objetivos Gerais

No final da ação os formandos deverão estar sensibilizados para poderem implementar nas suas obras práticas de gestão de obra que possam aumentar a produtividade.

Público Alvo

Diretores de Obra

Conteúdo Programático

MÓDULO – I – PRINCIPIOS DE GESTÃO DE OBRA

1- Os princípios de gestão aplicados na obra
2- Gestão de Processos
2.1 – Ciclo PDCA
2.2 – Caracterização dos processos de uma obra
2.3 – Objetivos e Metas
2.4 – Indicadores
2.5 – A comunicação em obra

MÓDULO – II – GESTÃO DE RISCO NA OBRA

1- Conceitos
2- A Gestão do Risco segundo o padrão internacional ISO31000
3- As Etapas da Gestão de Riscos na Obra
3.1 – A identificação do contexto
3.2 – A identificação do risco e oportunidade
3.3 – A análise e avaliação do risco e oportunidade
3.4 – Tratamento e monitorização do risco
3.5 – As etapas de implementação na obra

Exercício: Listar os principais riscos de uma obra e a definição de ações

Duração

20h

Calendarização

*outubro 2026

Horário

Laboral – 9:30 – 17:30

Local

Lisboa

Preço

Associados – 336€
Não Associados – 399€

Inscrições

*A viabilidade de realização do curso nestas datas depende do número mínimo de formandos inscritos. Possibilidade de acordo de nova data.
**Nas formações online a APEMETA utiliza o modelo interno dos certificados de frequência da formação.

Próximas Ações:

*novembro 2026 | Pós-laboral | **Online