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FORMAÇÃO AÇÃO | CONHEÇA O PROJETO DINAMIZAR

Designação do projeto | FORMAÇÃO PME: Projetos Conjuntos de Formação – Ação para PME
Código do Projeto | POCI-03-3560-FSE-000536
Objetivo Principal | Apoiar projetos exclusivamente de formação, com recurso à metodologia formação ação, que visem melhoria das PME nas temáticas escolhidas pelas empresas
Público-alvo | Micro, pequenas e médias empresas
Organismo Intermédio | Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
Entidade Promotora | APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
Área Geográfica | Norte, Centro e Alentejo
Data de início | 31-01-2020
Data de conclusão (prevista) | 31-12-2022
Custo Total Elegível | 690.135,00 €
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 621.121,52€

Este projeto insere-se na Prioridade de Investimento (PI) 8.5 do Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização e, incluiu-se na tipologia de investimento Qualificação das PME.

Tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas

O apoio financeiro a conceder tem a contribuição do FSE limitada a 90% das despesas elegíveis, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho, conforme previsto na alínea f) do n.º 1 do art.º 50.º do RECI.


ÁREAS TEMÁTICAS

As ações de formação-ação, no âmbito deste projeto, têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidas com a estrutura a seguir indicada:

Temática 1: Implementação de sistemas de gestão

Ações:

  • Qualidade dos bens e serviços – Promover novas técnicas de comercialização, com procedimentos aplicáveis ao tratamento de devoluções, sistemas de garantia e assistência técnica, etc;
  • Gestão – Otimizar o funcionamento da organização através de um processo racional de tomadas de decisão. Estabelecer a correlação entre os recursos de que a organização dispõe e os resultados a que se propõe alcançar, bem como definir o futuro da organização;
  • Comunicação Externa – Avaliar o sistema de informação e comunicação com os clientes da organização e com outras partes interessadas, assim como implementar novas tecnologias para assegurar a sua promoção eficaz no mercado e fidelizar clientes;
  • Segurança e Saúde – Promover a proteção pessoal, de bens e dados e instalações;
  • Ambiente – Garantir que as práticas ambientais cumprem os requisitos legais e outros que decorram das suas políticas empresariais;
  • Responsabilidade social – promover o aumento da confiança e da reputação da organização, o aumento dos ganhos e redução dos custos, da motivação dos colaboradores e das vendas.

Temática 2: Economia digital

Ações:

  • Noções gerais de literacia digital;
  • Estratégias aplicadas a canais digitais nos modelos de negócio;
  • Soluções de negócio ao nível do comércio eletrónico;
  • Utilização de plataformas web, redes sociais e dispositivos móveis na divulgação e promoção do negócio;
  • Utilização do marketing digital na divulgação e promoção de bens e serviços;
  • Utilização de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores;
  • Utilização de soluções tecnológicas para melhoria de processos de gestão.

Temática 3: Gestão da inovação

Ações:

  • Noções gerais de gestão da inovação;
  • Utilização de soluções inovadoras para melhoria de processos de gestão;
  • As várias etapas do processo de inovação – antecipar o problema/desafio;
  • Criação de soluções de inovação e de um plano de inovação face ao diagnóstico realizado (dimensão diagnosticada);
  • Estudo de exemplos práticos e discussão.

A APEMETA garante às empresas aderentes uma intervenção formativa assente na realização de um diagnóstico, que sustente a formulação de um plano de ação e um relatório final de avaliação que evidencie todo o processo formativo.

COMO PARTICIPAR:

Ser uma micro, pequena ou média empresa com atividades na área do comércio. Se a sua empresa se enquadra neste setor consulte a informação:

Comércio e inscreva-se AQUI

Temos uma candidatura semelhante a decorrer para as empresas dos setores Construção, Indústria, Turismo, Serviços e Transporte. Se a sua empresa se enquadra num destes setores consulte a informação aqui.

Como garantir a participação da sua PME?

  • Preencher e enviar a Ficha de Pré-Adesão disponibilizada;
  • Cumprir com os critérios de elegibilidade;
  • Registar a empresa no Balcão 2020.

Observações:

Medidas de Contingência COVID-19 | 23-01-2021

Em face da evolução da situação epidemiológica verificada em Portugal nos últimos tempos, tornou-se necessário proceder à alteração das medidas de combate à propagação da doença COVID -19. Tal propósito concretiza -se, designadamente, em algumas medidas de contingência (alteração ao Decreto n.º 3 -A/2021, de 14 de janeiro)

Neste contexto, são suspensas as “atividades formativas desenvolvidas em regime presencial realizadas por entidades formadoras de natureza pública, privada, cooperativa ou social, não obstante se possibilitar, excecionalmente, a sua substituição por formação no regime a distância sempre que estiverem reunidas condições para o efeito”.

As PME em regime lay-off não podem participar no projeto até alteração dessa condição.

Atualização Medidas de Contingência COVID-19 | 20-04-2021

O levantamento da suspensão das atividades formativas presenciais ocorreu ontem dia 19 de abril de 2021, nos termos do calendário constante do anexo I da Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/201, de 13 de março, de levantamento das medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19.


Mais Informações:
www.apemeta.pt
tecnico@apemeta.pt
Tel: 21 750 60 00